Podemos definir Comunidades de Aprendizagem como uma proposta de transformação social e cultural que envolve alunos, professores, pais e demais cidadãos locais na construção de um projeto educativo e cultural próprio, para educar a si, suas crianças, seus jovens e adultos.
Que lugar ocupa a escolaridade formal nas comunidades de aprendizagem? ... Tal abordagem combina a abordagem acolhedora e não ameaçadora dos centros comunitários de aprendizagem ao longo da vida com a capacidade de equipas formadas em torno das pessoas com necessidades extremamente complexas.
A expressão "comunidade virtual de aprendizagem" tem sido muito usada para designar grupos no ciberespaço que, por meio de interação online, desenvolvem aprendizagens.
Para se tornar uma Comunidade de Aprendizagem, a escola precisa passar por um processo de transformação e aplicar as Atuações Educativas de Êxito, que estão ancoradas nos princípios da Aprendizagem Dialógica.
Apresentamos a aprendizagem dialógica, a partir dos 7 princípios que a definem: diálogo igualitário, inteligência cultural, transformação, dimensão instrumental, criação de sentido, solidariedade, igualdade de diferenças.
Do ponto de vista social, a comunidade de aprendizagem é uma proposta orientada à construção de cenários educativos inovadores na escola, mediante a participação dos vários agendes sociais que formam a comunidade de aprendizagem: os alunos, a universidade, a escola, as equipes docentes, as família, a comunidade local, ...
– O ensino é a transmissão de informações; – Valoriza-se o trabalho individual a atenção, concentração, o esforço e a disciplina, como garantias para a apreensão do conhecimento; – Leva o aluno a apresentar respostas certas, obter notas altas, repetir o que o professor ensina. ...
Diferente do modelo tradicional de educação, em uma comunidade, os projetos educativos extrapolam os limites da escola e seus membros são enriquecidos pela construção coletiva de conhecimento – além, claro, do incentivo e da orientação de mentores e colegas. ...
A MUDANÇA QUE COMEÇA NA ESCOLA Embasa suas ações nos princípios da aprendizagem dialógica, que são: diálogo igualitário, transformação, criação de sentido, solidariedade, dimensão instrumental, igualdade de diferenças e inteligência cultural.
A aprendizagem dialógica ocorre em interações que aumentam a aprendizagem instrumental, favorecem a criação de sentido pessoal e social, são guiadas por princípios de solidariedade e em que a igualdade e a diferença são valores compatíveis e, mutuamente, enriquecedores (Aubert et al., 2008: 167).