A mentira não tem perna curta porque um dia a verdade tem perna conta, mas porque, nem mesmo o melhor dos mentirosos, é capaz de controlar todos os sinais do subconsciente. Qualquer pessoa mentindo, até mesmo uma mente psicopata, deixa sinais claros e evidentes de que a história que está contando não é verdade.
*Mentira tem perna curta: quer dizer que mentira não vai muito longe, que uma hora ou outra a mentira é desmascarada e a verdade se sobressai.
Depois de alguns animais terem se inscrito na competição um panda chamado João foi se inscrever, mas a senhora jacaré disse que não tinha mais vaga para a corrida e ele teria que esperar até o próximo ano,mas João ficou irritado que não poderia ir a corrida pois já estava esperando bastante tempo.
Luiz disse que não tinha decidido ainda. Moral da história: Desconfie de inimigo que se finge de amigo.
Moral da historia… Não conseguimos evitar o mal daquele que já decidiu cometê-lo. Nesta fábula o cordeiro e o lobo são personagens antagônicos. O cordeiro simboliza a inocência e a humildade e tenta e contornar os problemas que lhe são apresentados. Já o lobo é símbolo da malicia e da crueldade.
1- O lobo quer fazer o mal- comer o carneirinho. O carneirinho quer se defender. 2- O lobo são as pessoas que arquitetam qualquer coisa para fazer o mal a outra pessoa. O carneirinho são aqueles seres humanos bondosos que observando o mal dos outros procura se defender.
Jean de La Fontaine
Escrito em discurso indireto, o trecho da fábula "O lobo e o cordeiro" ficaria assim: "Um lobo estava bebendo água num riacho. ... O cordeiro respondeu ao lobo que a água corria de onde o lobo estava em direção a ele, logo ele, o cordeiro, não poderia sujá-la."
Assim, geralmente nos livros o discurso direto poderá ser identificado por meio do uso do travessão. Além disso, em em textos científico o discurso direto poderá ser visto por meio da colocação de aspas dentro da frase que foi falada pelo autor, transcrevendo sua forma literal.
O discurso direto é caracterizado por ser uma transcrição exata da fala das personagens, sem participação do narrador....Mudança das pessoas do discurso.
O discurso direto e o discurso indireto fazem parte da linguagem dos textos narrados....Como passar do discurso direto para o indireto e vice-versa.
O discurso indireto é caracterizado pela intervenção do narrador no discurso, ao utilizar as suas próprias palavras para reproduzir as falas dos personagens. Esse tipo de discurso sempre é feito na 3ª pessoa. Exemplos: O aluno afirmara que precisava estudar muito para a prova.
Resposta. O direto é caracterizado por ser uma transcrição exata da fala das personagens, sem participação do narrador. O indireto é caracterizado por ser uma intervenção do narrador no discurso ao utilizar as suas próprias palavras para reproduzir as falas das personagens.
Como oração a seguir ficaria no discurso indireto: "A gente viu que tinha um buraco no teto, ficamos por ali na esperança de que ouvisse nosso chamado," alega Ricardo.
Discursos direto e indireto em inglês....Direct And Indirect Speech.
Discurso indireto é usado para indicar a intervenção do narrador na fala do personagem. Discurso direto é caracterizado por ser uma transcrição exata da fala das personagens, sem participação do narrador.
O discurso indireto é a apresentação das falas das personagens de uma narrativa feita pelas palavras do narrador. Nesse tipo de discurso as personagens não se exprimem livremente, porque é o narrador que fala pelas personagens.
Ao adotar o discurso direto, o texto tem como efeito a opinião do próprio personagem a respeito de um assunto. ... No discurso indireto há uma interferência do narrador na fala da personagem. E por fim, no discurso indireto livre existe tanto a intervenção do narrador, quanto das personagens.
O discurso direto acontece quando a fala de um personagem é apresentada com o uso de dois-pontos, aspas e travessão: ... Já no discurso indireto, o próprio narrador é responsável por explicar a fala dos personagens, o que confere um certo distanciamento àquele trecho da narrativa e seus elementos.
O discurso direto é a reprodução de maneira direta da fala das personagens ou seja, a reprodução integral , literal e bloquial, introduzida por travessão. Nessa estrutura, as falas são acompanhadas por um verbo declarativo, seguido de dois pontos e travessão.
O discurso direto se distingue do discurso indireto livre porque nele ocorre a transcrição exata da fala das personagens, introduzida por um travessão. No discurso direto, a voz das personagens é inserida de forma autônoma na narrativa, sem que haja participação do narrador.
Discurso indireto livre É a junção do discurso direto e do discurso indireto, ou seja, há uma proximidade entre o narrador e o personagem sem que haja uma separação das falas de ambos.