Para entender esse tipo de ligação, vamos analisar, antes, o gás cloro (Cl2). ... Nesse gás, dois átomos de cloro estão unidos. Isso acontece porque o cloro apresenta apenas sete elétrons na camada de valência (3s2 3p5), sendo, assim, um átomo instável.
As ligações covalentes representam a união entre átomos estabelecida por pares de elétrons. Elas ocorrem somente com átomos que têm a tendência de ganhar elétrons. ... A ligação covalente pode ocorrer entre os seguintes elementos: hidrogênio, ametais e semimetais.
As moléculas e as macromoléculas são substâncias formadas por ligações covalentes. Porém, suas propriedades são totalmente diferentes.
LIGAÇÃO COVALENTE Neste tipo de ligação ocorre o compartilhamento de elétrons da camada de valência dos átomos em questão. ... Vale ressaltar que diferentemente dos átomos que apresentam ligação iônica, quando em solução ocorre a ionização da molécula, ou seja, uma reação desta com a água, para assim formar íons.
Os átomos se ligam entre si para formar as moléculas. Os tipos de ligação são: Regra do octeto: A partir da observação dos gases nobres que possuem 8 elétrons em sua última camada (com exceção do Hélio que possui 2 elétrons), formulou-se a regra de que os átomos se estabilizam eletronicamente quando atingem esse valor.