Espaçamentos: diversos, em função da fertilidade do solo e dos objetivos da exploração econômica, podendo variar entre 1.
“Neste ano, estamos com uma produtividade bastante alta, de 2 quilos por pé de cacau”, diz Valmir. Uma produtividade que chama a atenção, já que, em geral, o rendimento no Estado se situa, em média, em 1 quilo por árvore, enquanto na Bahia a média baixa para 300 gramas por pé.
Época de plantio A época ideal para plantar cacau deve ser no início da estação das águas. Vale ressaltar que o cacaueiro não suporta escassez de chuvas, pois é uma frutífera de clima tropical, com índices pluviométricos elevados.
cacaueiro
A Lua Cheia é também o melhor período para colher frutos. Durante essa fase, se encontram mais suculentos devido a maior quantidade de seiva presente neles — concentrada nos ramos e folhas das plantas.
O plantio do cacaueiro no Brasil As sementes precisam de sol pleno e solo fértil para se desenvolver: prepare a cova com uma misture de terra, esterco (de vaca ou frango) e calcário dolomítico, um produto encontrado em casas agrícolas que deixa o solo menos ácido.
A plantação nacional de cacau é liderada pelo Pará e usa, principalmente, sistemas agroflorestais. A Bahia, que estava no topo desse pódio até 2017, também atua como protagonista no setor.
Como enraizar as plantas na água
Para preparar o solo são necessários apenas: areia, terra e composto orgânico. Cada um tem desses itens tem um papel fundamental no sucesso da sua planta. A areia, por exemplo, vai ajudar na drenagem da água da planta, sendo também importante para o desenvolvimento das raízes.
Como preparar a cova para receber a muda? Primeiramente é necessário abrir uma cova de 40cm x 40cm x 40cm e misturar à terra para que ela fique solta, isso irá aumentar a penetração da raiz no solo. Se o solo estiver muito duro, irá dificultar o desenvolvimento do sistema radicular da planta.
Preparo do solo e drenagem O solo para o plantio de frutíferas em vaso deverá ser constituído com uma mistura de 50% de terra orgânica e 50% de areia média de construção (areia lavada). O húmus de minhoca também pode ser acrescentado à mistura.
ESPAÇAMENTO Covas com abertura de 40 x 40 x 40 centímetros e que devem ter de 6 a 7 metros de espaçamento entre linhas e de 3 a 4 metros entre plantas. O solo para o plantio não deve ser ralo nem fácil de encharcar, sendo o mais indicado o areno-argiloso. O importante é que seja profundo e permeável.
Em um pote de vidro estreito, coloque água, e por cima, coloque o caroço. Os palitos ficarão apoiados no pote, de modo que só a metade debaixo do caroço (a parte mais arredondada) irá ficar submersa em água. Deixe o pote com a semente em local com temperatura amena e com luz solar indireta, até germinar.
Para aqueles que querem plantar o fruto em uma área pequena, de um hectare, por exemplo, a produtora de abacate Eliani Bertanha indica a variedade fortuna, que é meia estação e produz em abril e junho, e o tardio do margarida, que produz em julho e outubro.
Dica: A parte mais pontuda do caroço deve estar para cima (fora da água). Se não, ele não brotará. Você verá que, com o passar dos dias, o caroço ficará enrugado, vai rachar, se abrir e um brotinho vai começar a nascer e crescer para dentro da água, até atingi a base do copo.
O principal é ter espaço para crescimento, boa penetração de sol, mudas enxertadas e adubações orgânicas periódicas”. É possível germinar a semente em casa (retire, lave, insira palitos de dente e deixe em um copo d´água. Vá trocando o líquido até germinar, em torno de 12 dias), ou, comprar as mudas enxertadas.
Grande parte das raízes alimentadoras dos abacateiros crescem até 15 cm na parte mais alta do solo. É característica das raízes do abacateiro crescer para o exterior do tronco da árvore, em todos os sentidos (direções).
Árvore de grande porte, pode atingir mais de 30,0 metros de altura, mas as mudas cultivadas são de menor tamanho. Suas folhas são grandes, ovais e coriáceas de cor verde escuro e as flores são pequenas levemente esverdeadas. Os frutos são do tipo baga, forma ovalada, casca coriácea em verde brilhante.
Como o abacateiro é considerado muito exigente em água, a baixa disponibilidade de água provoca redução no tamanho do fruto e o excesso também não é tolerado pela planta. Quanto aos nutrientes, o nitrogênio e o potássio são os mais importantes para a produção do abacateiro.
A polpa possui baixo teor de óleo. O caroço é grande e elíptico. A colheita se dá de fevereiro a abril. Fortuna: a planta é vigorosa, imune a verrugose e a antracnose, de produção precoce (a partir do 3º ano).
São conhecidas mais de 500 espécies de abacate, das seguintes origens: a guatemalteca, a antilhana e a mexicana. O período de safra é de fevereiro a agosto. O abacate pode ser consumido sob a forma de salada, sopa e conserva.