Um mililitro de água tem um grama de massa e pesa um grama em situações típicas, incluindo receitas culinárias e problemas de matemática e ciências (salvo outra indicação). Não há nenhuma necessidade de fazer nenhuma conta: a medida em mililitros e em gramas será sempre a mesma.
Tabelas de Conversão de Medidas
Farinha de trigo
Trata-se do equivalente a 50 gramas de açúcar, o que cabe em cerca de 5 colheres de sopa ou em um quarto de xícara.
Use a ponta do dedão como guia para uma colher de sopa. Normalmente, a ponta dos outros dedos equivale a uma colher de chá, ao passo que a ponta do dedão é igual a uma colher de sopa.
CONCLUINDO: 5 g de Fermento Instantâneo = 5 g de Fermento Seco = 15 g de Fermento Fresco. 10 g de Fermento Instantâneo = 10 g de Fermento Seco = 30 g de Fermento Fresco. 20 g de Fermento Instantâneo = 20 g de Fermento Seco = 60 g de Fermento Fresco.
Para cada 1 kg de farinha, a quantidade de fermento a ser utilizada é de 20 g (ou duas colheres de sopa) de fermento seco de massa doce. Na hora de fazer a substituição, vale também lembrar que cada tablete de fermento fresco é o equivalente a 5 g (meia colher de sopa) de fermento seco.
PROPORÇÃO ENTRE SECO E FRESCO:
Para usar o fermento fresco é só esfarelá-lo diretamente na farinha já misturada com a água. A quantidade padrão é de 3% em relação ao total de farinha, ou seja, 30g para cada quilo de farinha. Ele precisa ficar na geladeira e sua validade é de 15 a 45 dias, dependendo do fabricante.
Adicione água morna no fermento dentro da tigela. Mexa bem a mistura de fermento e água. Faça isso até ele dissolver completamente. A textura deve ficar um pouco grudenta e pastosa.
O fermento biológico é composto por fungos microscópicos vivos, enquanto o químico (ou em pó) é feito à base de bicarbonato de potássio. A forma como eles agem é bastante distinta.
O fermento biológico fresco é o vendido em tabletes, e é composto de leveduras condensadas. Precisa ficar na geladeira e ser misturado na farinha. O fermento biológico seco é vendido em uma lata, na forma de pó granulado e é produzido através da secagem do fermento fresco.
O fermento biológico fresco é aquele que vem em tablete e é muito fácil saber se está bom: basta amassá-lo. Se ele esfarelar, pode usar tranquilamente. Agora, se ele grudar nas mãos e ficar tipo uma massinha de modelar, já era, caro leitor. Vai ter que correr no mercado para comprar um novo!
Ambos podem ser guardados tanto no armário quanto na geladeira. O fermento fresco, por sua vez, deve ser conservado na geladeira. "Um erro muito freqüente, porém, é colocá-lo no congelador", conta Osmar Patrício de Almeida, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Fleischmann. O congelamento mata parte das leveduras.
2 anos a partir da data de fabricação. As informações de lote e validade encontram-se na embalagem. Saccharomyces cerevisiæ e emulsificante monoestearato de sorbitana. NÃO CONTÉM GLÚTEN.
O Fermento Fresco possui uma data de validade curta e deve ser mantido sempre refrigerado, dentro de um pote plástico com um papel toalha dentro para remover a umidade. ... Já o fermento biológico seco, possui uma data de validade maior e pode ser mantido fora da geladeira.
Misture 5 colheres de sopa de fermento em pó vencido com 1 litro de água, ou coloque diretamente em uma esponja e umedeça, esfregue o local desejado. Sua cozinha vai agradecer. A pia da cozinha FICA limpinha e todo o material de inox que você tiver também. Experimente!!!
Modo de preparo: