A novela “Gênesis”, que estreou no último dia 19 de janeiro na Record TV, apresenta sete fases. No momento, está na terceira, que aborda o episódio da construção da Torre de Babel. Na trama, a ideia ambiciosa surge do personagem Ninrode (Pablo Morais).
Não há consenso sobre quando o Gênesis foi escrito, mas alguns anacronismos apontam que sua redação final aconteceu no primeiro milênio. As teorias mais recentes colocam a redação final do texto em torno do século V a.C., durante o período pós exílio quando a comunidade judia se adaptava à vida sob o império persa.
Na novela 'Gênesis', Fabio Scalon é Lugali - Purepeople.
A mulher de Noé (Gênesis 6:18; 7:7, 13; 8:16, 18), segundo a tradição judaica não bíblica, é chamada de Noéma ou Naamá (Na'amah - cheia de beleza) uma mulher cananita. Há quem a identifique como proveniente da descendência de Caim, sendo irmã de Tubalcaim que era filho de Lameque.
Amat (Branca Messina) ficará à beira da morte nos próximos capítulos de Gênesis. A mulher cairá em um rio após descobrir um segredo que envolve Terá (Ângelo Paes Leme) e Danina (Laura Kuczynski).
A Bíblia diz que Abraão, obedecendo as ordens de Deus, saiu com Ló de Harã, juntamente com sua esposa e seus bens, indo em direção a Canaã. O texto informa que Abraão já teria setenta e cinco anos de idade e dá a entender que já tivesse pessoas a seu serviço, embora nenhum filho.
Além da devoção, Ur era uma cidade com uma grande extensão de terra, onde se plantava trigo para fazer pão e cevada. No entanto, o maior destaque do local era sua arquitetura: "A arquitetura de Ur segue um padrão teocêntrico.
Os caldeus eram um povo semita cuja história leva a crer que se estabeleceu na baixa Mesopotâmia durante o primeiro milênio antes de cristo e que, posteriormente, ocupou a cidade da Babilônia, que estava sob o controle dos assírios. Esse povo foi o grande responsável pela derrota do Império Assírio.
Terceira dinastia de Ur
Abraão (por volta de 1800 a. C.) foi um patriarca bíblico, que recebeu de Javé (Deus) a missão de chefiar os povos semitas (os hebreus, ou israelitas, ou judeus) e migrar para Canaã, terra dos cananeus, depois chamada de Palestina, onde hoje se localiza o Estado de Israel.
Deus cumpriu esta promessa, abençoando tanto a Abraão como aos seus descendentes em Gênesis diz: Porque toda esta terra que vês, te hei de dar a ti, e à tua descendência, para sempre. ... Deus cumpriu sua promessa de tal forma na vida de Abrão que conhecemos ele como o Pai na fé.