EQST

Quando Necessrio Fazer A Episiotomia?

Quando é necessário fazer a episiotomia?

A episiotomia é utilizada apenas nos casos em que:
  1. Existe um risco muito elevado de lacerações graves na pele;
  2. O bebê está numa posição anormal e tem dificuldade para sair;
  3. O bebê tem um tamanho grande, dificultando a passagem pelo canal de parto;
Mais itens...

Pode ser feito episiotomia?

Conheça suas complicações e indicações. Durante o trabalho de parto normal, algumas mulheres relatam passar pelo pique. Trata-se da episiotomia, um procedimento cirúrgico que consiste em uma incisão no períneo — a região entre o ânus e a vagina — para facilitar a passagem do bebê.

Como é feito episiotomia?

Um procedimento da episiotomia é feito de modo que a abertura da vagina possa ser feita maior para facilitar o nascimento de um bebê. Uma incisão é feita no períneo, a parcela entre o ânus e a abertura da vagina, sempre que a abertura da vagina não estica suficientemente para que o bebê saia.

É normal a episiotomia doer?

A episiotomia é um corte feito na região muscular entre a vagina e o ânus, durante o parto normal, para facilitar a saída do bebê. Geralmente, a mulher não sente dor na hora da episiotomia porque está anestesiada, mas é normal sentir dor e desconforto ao redor da episiotomia nas primeiras 2 a 3 semanas depois do parto.

É necessário fazer o corte no parto normal?

O corte abaixo da vagina durante o parto se chama episiotomia e serviria para evitar que a passagem da criança causasse um rasgo entre a vagina e o ânus. É uma prática corriqueira no Brasil, onde 53,5% dos partos normais são feitos com episiotomia.

Pode cortar a mulher no parto normal?

O corte abaixo da vagina durante o parto se chama episiotomia e serviria para evitar que a passagem da criança causasse um rasgo entre a vagina e o ânus. É uma prática corriqueira no Brasil, onde 53,5% dos partos normais são feitos com episiotomia.

Como saber se os pontos do parto normal estão cicatrizando?

A cicatrização completa da episiotomia geralmente acontece em 1 mês após o parto, mas os pontos, que normalmente são absorvidos pelo organismo ou caem naturalmente, podem sair mais cedo, principalmente se a mulher tiver alguns cuidados que ajudam a acelerar a cicatrização.

Porque a episiotomia foi proibida?

“A manobra de Kristeller, que era um dos motivos para o uso da episiotomia, traz mais prejuízos do que benefícios, como a fratura de costelas, lesão de fígado e baço, além de lesão cerebral e ocular”, relata Zorzella. A manobra foi banida pela OMS, pelo Ministério da Saúde e é proibida em diversos países.

Quem pode realizar a sutura?

Desta maneira e segundo a legislação em vigor dos profissionais de Enfermagem, esta atividade, sutura, é desenvolvida pelo profissional Enfermeiro Obstetra sob a forma da lei.

Quem pode realizar parto sem distocia?

Quanto ao parto sem distócia, a Lei 7.498/86, no art. 11, II, “i” prevê que qualquer enfermeiro e não apenas o enfermeiro obstetra pode realiza-lo (e não apenas assisti-lo, como dito na reportagem).

Quanto tempo leva para se recuperar de um parto normal?

Por essa e outras razões, é preciso respeitar um período de cerca de 40 dias de recuperação, depois do parto. É o chamado puerpério, conhecido como resguardo ou quarentena, em que nem tudo é permitido – mas nem tão proibido como alardeavam nossas avós.