Euclides de Alexandria, matemático grego, definiu polígono como uma figura limitada por mais de três linhas retas ou figura em qualquer região do plano, cercada por uma ou mais bordas. Diagonais: são aos segmentos de reta que ligam dois vértices não consecutivos da figura.
Isso sempre acontecerá em qualquer polígono. Por exemplo, se um polígono tem 8 lados, de cada vértice contamos 8 segmentos, dos quais 3 deles não são considerados diagonais, ou seja, teremos 8 – 3 diagonais, ou seja, apenas 5. Nesse sentido, para um polígono de n lados, teremos, saindo de cada vértice, n – 3 diagonais.
Num paralelogramo, os ângulos opostos são congruentes. Os paralelogramos mais importantes recebem nomes especiais: Losango: 4 lados congruentes. Retângulo: 4 ângulos retos (90 graus)
Retângulos são figuras geométricas planas que possuem quatro lados formados por segmentos de reta e quatro ângulos retos. Retângulo é um quadrilátero cujos ângulos internos são todos retos. ... Além disso, o retângulo é uma figura geométrica plana, ou seja, sempre existe um plano que contém todos os pontos de um retângulo.
- Retângulo: é todo paralelogramo que possui quatro ângulos retos. Os lados opostos são paralelos e de mesmo comprimento. - Losango: é todo paralelogramo que possui os quatro lados da mesma medida. - Quadrado: é todo paralelogramo que possui os quatro ângulos retos e os quatro lados de mesma medida.
Na geometria elementar Um retângulo é um quadrilátero com quatro ângulos retos. Um quadrado tem quatro ângulos retos, além de lados de comprimento igual.