A corrida espacial, iniciada em 1957, foi uma competição tecnológica, travada entre a União Soviética e os Estados Unidos pela conquista da órbita terrestre. O objetivo era desenvolver tecnologia que permitisse a construção da primeira aeronave espacial tripulada em órbita e a chegada à Lua.
Corrida armamentista: Episódio no qual Estados Unidos e União Soviética disputaram a hegemonia bélica e militar, produzindo e estocando armas cada vez mais poderosas e destrutivas. Corrida espacial: Disputa entre americanos e soviéticos pela exploração e conquista espacial.
Corrida Armamentista é o processo pelo qual um país procura armar-se com o intuito de proteger-se de outro. Ao mesmo tempo, um país sente-se ameaçado pelo aumento do poder militar do outro, investindo em seu aparato de defesa.
Por “Corrida Armamentista” entende-se um fenômeno característico do período da Guerra Fria, que pode ser definido pela concorrência entre as grandes superpotências político-militares da época, Estados Unidos e União Soviética, pela construção do arsenal bélico, ou da arma mais tecnologicamente sofisticada e com mais ...
Bombas Nucleares As bombas atiradas sobre às cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki impuseram uma nova postura mundial diante da corrida armamentista.
O nome Tio Sam foi usado primeiramente durante a Guerra anglo-americana de 1812, mas só foi desenhado em 1870.
Após as duas semanas de tensas relações entre Estados Unidos, URSS e Cuba, a disputa chegou ao fim. O incidente provocou a criação de uma linha de contato direto entre a Casa Branca e o Kremlin que ficaria conhecido como "telefone vermelho".
A crise começou quando os soviéticos, em resposta à instalação de mísseis nucleares na Turquia, Inglaterra e Itália em 1961 e à invasão de Cuba pelos Estados Unidos no mesmo ano, instalaram mísseis nucleares em Cuba.
Esse incidente resultou da descoberta de bases de lançamento de mísseis nucleares, modelos R-12 Dvina (também conhecido como SS-4 Sandal) e R-14 Chusovaya, ambos de fabricação soviética e instalados pela própria União Soviética em solo cubano.
O episódio chamado de Crise dos Mísseis de 1962 refere-se aos treze dias de impasse entre Estados Unidos e União Soviética, em outubro de 1962, devido à instalação de mísseis nucleares soviéticos na ilha caribenha de Cuba. ... O novo governo de Cuba alinhou-se a URSS e se tornou dependente economicamente desse país.