A finalidade desta publicação é auxiliar você a saber como são feitas, e quais as análises de viabilidade do imóvel para aprovação do processo de financiamento imobiliário.
Com a retirada de valores bilionários da poupança e a migração dessa quantia para investimentos mais rentáveis, como títulos de Renda Fixa indexados à taxa Selic, a principal fonte de recursos dos financiamentos da CEF e de outros bancos, está incerta.
O saldo devedor é atualizado todos os meses na data escolhida para vencimento dos encargos pelo indexador contratado (TR ou IPCA) e, posteriormente, amortizado pelo valor da parcela de amortização apurada no pagamento do encargo mensal, independente do sistema de amortização escolhido.
Neste sistema de amortização o valor da parcela do encargo mensal para amortizar o financiamento é constante e a parcela de juros decrescente. Assim, o valor do encargo mensal diminui ao longo do tempo.
O aumento e permanência da taxa Selic – o índice balizador dos juros da economia brasileira – na casa dos dois dígitos e a retirada bilionária de recursos da poupança por parte da população, são as principais razões para o atraso na liberação do financiamento da Caixa.
Somente após a vistoria, é realizado o trabalho de avaliação do imóvel, e então é produzido o Laudo de Avaliação.
“10 Documentos do Imóvel para Financiamento Imobiliário na CAIXA”
Financiamento imobiliário na Caixa: quanto tempo demora para conseguir, afinal? A Caixa Econômica Federal é o banco que mais faz financiamentos para os brasileiros comprarem seu imóvel próprio. Não é à toa, então, surgem muitas dúvidas por parte de quem está interessado em aproveitar uma das diferentes linhas de crédito oferecidas pelo banco e realizar o sonho.
Ou seja, apenas profissionais contratados pelo Banco podem elaborar laudos de avaliação para ele. Não é possível escolher qual profissional fará o trabalho.
Em breve vamos lançar uma publicação explicando todos os passos para criação e elaboração de Laudo de Avaliação de Imóvel.
Para acessar o serviço, bastar abrir a página de habitação do site da Caixa clicar em serviços e, em seguida, no ícone acompanhe seu financiamento. O cliente deverá informar o CPF ou CNPJ, data de nascimento e número da proposta.
“10 Documentos do Imóvel para Financiamento Imobiliário na CAIXA”
Por ser um laudo técnico, a NBR 14.653 faz uma série de exigências e recomendações, para que seja aceito como um trabalho técnico. Inclusive deve ser emitido ART ou RRT para validação do serviço.
Este site usa Cookies e tecnologias similares para melhorar sua experiência. Ao usar nosso site, você concorda que está de acordo com nossa Política de Privacidade.
Juridicamente falando, os Engenheiros e Arquitetos são os únicos profissionais habilitados legalmente para produzir laudos de avaliação de imóveis.
Ao meu juizo este mestre não entende nada de avaliação mercadologica de um bem imóvel. Muito menos que tipo de profissionais estão habilitados a executa-los . – Desculpas. Se este cidadão que se julga um mestre em laudos de avaliações de bens imóveis, deveria saber que o principal profissional conhecedor do mercado imobiliário é o profissional corretor de imóveis o qual vivência na prática o dia a dia dos valores dos bens imóveis os quais sem o seu conhecimento os Engenheiros e Arquitetos não conseguiriam finalizar seus laudos sem antes consultar e o pior usar de maneira inescropulosa e desonesta se passando por clientes para se utilizar do conhecimento do profissional corretor de imóveis os quais são detentores do conhecimento do mercado imobiliário. Como diz o nosso querido presidente Bolsonaro quer contratar engenheiros e arquitetos, contrata porra, mas não menos prese o profissional corretor de imóveis o qual sem o seu auxílio repito, os engenheiros e arquitetos não conseguiriam finalizar seus lados periciais. Ao meu juízo, isto, tem um nome. Sacanagem e incompetência deste tal cidadão que se intitulou de mestre no assunto de PERÍCIAS E AVALIÇÕES MERCADOLOGICAS DE BENS IMÓVEIS
Basicamente o MCDDM é uma comparação de valor de mercado do imóvel que está sendo avaliado, em relação a outros imóveis semelhantes.
Ou seja, se o comprador fez uma análise de crédito para comprar um imóvel de R$ 145 mil, o valor de mercado definido pelo laudo de avaliação tem que ser igual ou maior que R$ 145 mil.
Historicamente, a instituição pública apresenta uma das taxas de juros mais competitivas do mercado. Por outro lado, não há garantia de que a taxa do banco permanecerá a mesma, pelo menos não por enquanto.