O CDV, sob o comando da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), foi criado em 2001 e é utilizado tanto em treinos das seleções de base e principais, de quadra e de praia, quanto para cursos de arbitragem, intercâmbios e competições, inclusive de outras modalidades.
As oportunidades são reais através do Programa de Recrutamento criado pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). O primeiro passo é jogar vôlei. O seguinte, gravar um vídeo e enviar. A terceira etapa vai ser a avaliação dos técnicos.
A seleção mais vitoriosa no masculino é a russa, com seis títulos, e no feminino a chinesa ganhou cinco torneios.
O voleibol brasileiro acumula cinco títulos olímpicos nas quadras. Em 1992, 2004 e 2016, com a seleção masculina nos Jogos de Barcelona, Atenas e Rio de Janeiro, respectivamente, e em 2008 e 2012, com a seleção feminina em Pequim e Londres. Nas areias, três medalhas de ouro foram conquistadas.
1° Karch Kiraly(EUA) Karch Kiraly é provavelmente o mais talentoso e melhor jogador de vôlei de todos os tempos.
Matthew Anderson (EUA) Anderson tomou frente da seleção americana após o título olímpico de 2008, em Pequim. Desde então, foi muito bem-sucedido, conquistando a Liga Mundial de 2014 e a Copa do Mundo de 2015, em que foi eleito o melhor dos jogadores de vôlei.