Médias móveis curtas (5-20 períodos) são os mais adequados para negociação em tendências de curto prazo. Analistas interessados em tendências de médio prazo optariam por médias mais compridas que podem se estender por 20 a 60 períodos. Investidores de longo prazo vão preferir médias móveis com 100 períodos ou mais.
A média móvel aritmética de 200 períodos – ou simplesmente “MMA200” – é utilizada como referência por bancos e tesourarias por ser uma estimativa mais conservadora da tendência que a ação se encontra.
A Média Móvel Exponencial é muito útil para confirmar novas tendências, e portanto é justamente em mercados com tendências que elas têm valor. Nesta situação uma estratégia muito utilizada é o cruzamento do média móveis. Uma MME subindo indica que a tendência é de alta e o contrário é verdade para um MME caindo.
Por exemplo, uma média móvel de 200 períodos, no gráfico diário, sinaliza uma tendência de longo prazo de uma ação. Dessa maneira, fica fácil perceber o porquê os períodos mais usados, para quem opera day trade, são de 9, 21 e 34. O tipo de tendência que procuram monitorar é muito mais curta.
2º Passo: Na mesma tela de indicadores vai buscar por “média móvel”, selecionar a média móvel e depois na lateral direita vai escolher a opção “Tendência Preço/Volume”. Clicando em inserir, ele pedirá o número de períodos da média, só colocar 50 períodos e em “OK”.
Média Móvel Simples Para ficar mais claro vamos ao exemplo prático no gráfico diário da GGBR4, usando uma MMS de 5 períodos sobre o preço de fechamento – o mais utilizado. Para sabermos a MMS-5 no ponto A destacado no gráfico acima, pega-se a soma dos últimos 5 preços de fechamento e divide por 5. Resultado: 21,99.
Aqui vai o que você precisa fazer para configurar o indicador na plataforma IQ Option:
O indicador é representado como uma linha. Se o preço de fechamento da vela atual é maior do que o da vela anterior, o volume atual é acrescentado ao OBV anterior e a linha sobe. Se o preço de fechamento da vela atual for menor que o anterior, o volume atual é subtraído do OBV anterior, levando o indicador a uma queda.
Volume é simplesmente o número de trader de uma ação ao longo de um determinado período de tempo. Assim, quanto maior o volume, maior a atividade do papel. Para determinar o tamanho do volume (para cima ou para baixo), os analistas olham para barras que normalmente ficam em baixo dos gráficos.
Interpretação do indicador OBV
O OBV (On Balance Volume) é um indicador que relaciona a movimentação financeira (volume) de um ativo na bolsa com a sua respectiva posição de fechamento. Ou seja, dependendo de como a ação fechar o dia (em alta ou em baixa), o On Balace Volume irá somar ou subtrair o volume do dia do seu volume acumulado.
IFR significa Índice de Força Relativa e é uma linha que pode variar entre 0 e 100. Ele funciona como um termômetro do cansaço do mercado, medindo se ele já subiu ou caiu muito e precisa tomar fôlego antes de continuar na mesma tendência.
Enfim, o indicador MACD permite que o investidor especulador identifique de forma rápida uma tendência de curto prazo. É obtido ao se conseguir a diferença entre médias móveis de curto e longo prazos. Quando uma média cruza sobre a outra, o indicador equivale a zero.
O valor RSI real é calculado pela indexação do indicador RSI para 100, através do uso da seguinte fórmula: RSI = 100 - (100 /1 + RS)
Parâmetros e Configurações do RSI. Para usar o índice de força relativa na plataforma comercial IQ Option, clique no botão “Indicadores” no canto inferior esquerdo da tela. Escolha “RSI” da lista dos indicadores possíveis. Depois simplesmente clique no botão “Aplicar” se você prefere as configurações padrão.
O RSI ou Relative Strength Index é um indicador que foi concebido para rastrear a tendência de preço de um ativo. Também é conhecido em português como Índice de Força Relativa (IFR).
Como o indicador RSI funciona? Por padrão, o RSI mede as alterações de preço de um ativo em 14 períodos (14 dias para gráficos diários, 14 horas para gráficos de hora e assim por diante).
Sendo que seus elementos são: IFR = Índice de Força Relativa. U = Média das cotações dos últimos n dias em que a cotação da ação subiu. Trata-se da soma das cotações dos últimos n dias em que a cotação da ação subiu, dividido por n.
O estocástico é um oscilador utilizado para identificar quando um ativo está sobrecomprado ou sobrevendido. Ele é composto por duas linhas: %K, que é calculado a partir das máximas e mínimas de um período e %D, que é uma média móvel de %K.
O cálculo da Força Relativa Simples se dá pela soma de todas as variações positivas (ganhos) no período analisado, dividida pelo módulo da soma de todas as variações negativas (perdas) no período analisado.
Conceito. Primeiramente qual o significado de sobrecomprado? De maneira geral, significa que um ativo passou por um movimento de valorização intenso ou prolongado e está próximo de reverter, ou seja, iniciar um movimento de baixa.
A força muscular relativa pode ser caracterizada como a quantidade de vezes que o indivíduo consegue superar o seu peso corporal na execução de um movimento. Ou seja, é o aumento de força muscular que não necessariamente é acompanhado pelo aumento do volume muscular (hipertrofia).
Força Absoluta - é a força produzida independentemente do peso corporal. Força Relativa - é a força produzida relacionada com o peso corporal. Força Limite - força voluntária máxima + a reserva de força mobilizável pelos componentes psíquicos (ou drogas).
A força geral é a força de todos os grupos musculares, independentemente da modalidade esportiva. A força especial é a forma de manifestação física de um determinado esporte. ... Há dois tipos de força dinâmica: força absoluta e força relativa. A força absoluta é o valor máximo de força realizada num determinado movimento.
A força explosiva (ou rápida) representa a relação entre a força expressada e o tempo necessário para a alcançar dita expressão (Badillo, 2000a). ... Por conseguinte, podemos dizer que a força explosiva pode ser máxima quando se obtém a máxima manifestação de força por unidade de tempo contra qualquer resistência.
--> A força estática é aquela força que tem capacidade de ativar, por exemplo, um músculo ou um grupo de músculos contra a existência de uma resistência fixa. Tem como fatores limitantes o diâmetro, número e estruturas das fibras musculares e o ângulo de trabalho do músculo.