Um objeto para levar em uma Dinâmica de Grupo pode ser o livro, qualquer um de sua preferência, pois o livro pode ser visto como representação da história de uma vida humana.
Dinâmica do Desafio Veja como fazer: Prepare uma caixa com um chocolate dentro, mas sem revelar o que há nela. Aleatoriamente, escolha um integrante para segurar o pacote. Ele deverá passar para o colega ao lado e assim seguir enquanto a música tocar.
A dinâmica funciona da seguinte maneira: primeiro, o orientador deve dividir o grupo em duas equipes, de preferência com um número igual de participantes cada. Na sequência, todos devem formar uma grande roda, de maneira que os membros de cada time fiquem dispostos de forma intercalada.
Como realizar: Os participantes serão divididos em dois grupos e em seguida todos formarão um círculo. Assim, na roda é importante alternar os membros, sendo um de cada equipe. Após essa etapa, é hora de começar a dinâmica e entregar a caixa para um dos integrantes do grupo.
Veja a seguir algumas dicas para facilitar o diálogo e tornar seu DDS relevante e eficiente.
Diálogo Diário de Segurança: você sabe como fazer um DDS?
11 Temas para DDS para usar com seus colaboradores
Dicas para fazer um DDS na empresa
Para os outros a nossa vida não vale nada. Nossa vida só tem valor para nós mesmos. Olha o outro ali, vendendo a vida!
OS 15 MELHORES TEMAS PARA DDS
É conhecida também como Diálogo Sobre Segurança (DSS) ou Diálogo Diário de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (DDSMS). ... Teve início na década de 90 com a finalidade de despertar a atenção dos colaboradores sobre a questão da segurança no ambiente de trabalho.
Para a Comissão Nacional sobre os Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS), os DSS são os fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população.
O principal objetivo do DSS é conscientizar os trabalhadores sobre os procedimentos de segurança ideais para seu trabalho, por isso o ideal é que o encontro seja realizado antes de iniciar o expediente. Também é fundamental realizá-lo perto de onde as atividades serão realizadas.
Ou seja, o DDS tem como finalidade informar os trabalhadores sobre os procedimentos de segurança para o trabalho, assim como divulgar medidas de prevenção de doenças e acidentes que precisam ser adotadas.
O DDS é uma ferramenta poderosa para a prevenção de acidentes de trabalho, sendo uma medida fundamental para posicionar e conscientizar os trabalhadores sobre a importância de efetuar suas atividades diárias com segurança. ... Aumento do nível de satisfação e segurança dos trabalhadores.
O Diálogo Diário de Segurança também é uma forma de melhorar a comunicação dos trabalhadores, o trabalho em equipe e melhorar todos os processos que envolvem o trabalho e outras questões que são levadas para o DDS. Planejar adequadamente e envolver de forma efetiva todos os colaboradores é de extrema importância.
É uma metodologia que permite abordar diferentes temas a partir da visão dos trabalhadores, criando um ambiente favorável para expor os riscos e ideias ou ações preventivas que vão melhorar a segurança e saúde.
Como aplicar o DDS? Utilizando temas atuais e histórias de impacto que dialoguem com o cotidiano das pessoas, o DDS deve ser aplicado sempre antes do início das atividades, e seu tempo médio deve girar em torno de 20 minutos.
Por causa do seu caráter, o DDS tem que ser feito todos os dias, antes do início da jornada. Assim que os funcionários estiverem presentes na empresa, deve haver a breve conversa em um local predeterminado. Para não atrapalhar a jornada, ele tem que se manter sempre curto e direto ao ponto.
Qualquer pessoa que conheça os riscos do processo produtivo e as medidas preventivas poderá ministrar o DDS.
O treinamento *(de CIPA) poderá ser ministrado pelo SESMT da empresa, entidade patronal, entidade de trabalhadores ou por profissional que possua conhecimentos sobre os temas ministrados.
A NR 35 define trabalho em altura como qualquer atividade realizada a partir de dois metros do solo, podendo ser executada por qualquer profissional que esteja em suas plenas capacidades físicas, psíquicas e neurológicas.
Sendo assim o trabalhador necessita de um profissional capacitado para fazer a gestão dessas obrigações, controles e treinamentos. Este profissional é o Técnico de Segurança do Trabalho, vamos abordar aqui a participação desse profissional em cada obrigação que cabe ao empregador prevista na NR32.
34.
A NR 32 é uma Norma Regulamentadora que estabelece as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e a saúde dos TRABALHADORES EM SERVIÇOS DE SAÚDE. Ela recomenda para cada situação de risco, a adoção de medidas preventivas e a capacitação dos trabalhadores para o trabalho seguro.
A NR 32 tem a importante missão de manter a integridade e a segurança dos trabalhadores que atuam na área da saúde. ... Em relação às medidas de proteção, os empregadores da área da saúde devem prezar por um ambiente agradável para que seus funcionários possam usar produtos químicos de forma correta e segura.