Reprodução / Acasalamento: Para a reprodução, o aquário deve possuir cerca de 30 litros. Além disso, possuir muitas plantas flutuantes para ajudar o macho a manter o ninho na superfície. Enquanto isso, a temperatura deve ficar na casa dos 28°C. O macho irá envolver a fêmea em um abraço, assim fazendo-a soltar os ovos.
Ovíparos. Nesse mecanismo biológico, a fêmea costuma liberar os óvulos de seu organismo em trechos de águas mais calmas. Depois disso, as células reprodutoras femininas são fecundadas pelo espermatozoide do macho. Em seguida, os óvulos já fertilizados navegam pela água ou caem no fundo do aquário ou do rio.
Coloque então o macho e logo após a fêmea em banho maria, dentro de um pote de vidro qualquer transparente, afim de que o macho não a mate, pois de início ele não a reconhecerá como fêmea. Logo ele abrirá suas grandes barbatanas, rodeando o vidro, e em seguida cortejando-a.
6), que consiste no acasalamento dos peixes, quando o macho pressiona a fêmea, expulsando seus óvulos e, ao mesmo tempo, fertilizando-os com seus espermatozóides. O Betta é uma espécie ovípara, ou seja, os óvulos expelidos pela fêmea são fecundados na água e se desenvolvem fora da barriga da mãe.
O aquário deve ficar com o nível da água no máximo de 12cm, eu aconselho 8cm, isso para não causar uma pressão muito forte nos alevinos quando nascerem, e facilitar o trabalho do macho para pegar os ovos. A temperatura ideal é 27 graus e a temperatura mínima para reprodução é de 24 graus.
O macho, ao se sentir no momento de acasalar, produz um ninho de bolhas de ar e fica à espera de uma fêmea ovada (pronta para procriar). Ou seja, quando os machos ficam preparados para o acasalamento, eles soltam bolhas de ar na superfície da água.
Para descobrir se seu peixe fêmea está grávida, observe os seus peixes todos os dias para conferir se acontecem mudanças fisiológicas. Quando a fêmea está grávida, desenvolve de 20 a 40 dias uma saliência por baixo do abdômen que indica que está gordinha e grávida, pois os ovos estão se formando em seu interior.
Pela manhã a tarde e a noite: ministrem diversas gotas da cultura de infusórios por diversas áreas do aquário. ofereça somente esse tipo de alimento durante os 15 primeiros dias de vida dos alevinos. após esse período, comece a variar a alimentação dos alevinos com gema de ovo.
A alimentação do peixe betta também pode ser bem rica e diversificada. Além da ração ofertada diariamente, podem ser oferecidos alimentos vivos para peixes de aquário ou congelados, entre eles, artêmia, bloodworms, larvas de besouro de amendoim e outros.
Os infusórios são ideais como alimento para os alevinos de Bettas até 5 dias após a completa absorção do saco vitelino pelo filhote... Depois disso, dê só artemia salina recém eclodida. O período mais importante na criação são os 30 primeiros dias.
Deve-se passar a dar rações de peixes adultos a partir do momento em que a ração para filhotes, seja da fase alevino ou juvenil, não estiver mais sustentando o animal. Isso pode ser percebido quando há necessidade de se oferecer a ração muitas vezes e esta ser consumida rapidamente.
O peixe macho da espécie Rhabdoblennius nitidus come seus filhotes porque a presença dos ovos faz com que seus níveis de androgênio caiam vertiginosamente, o que o impede de acasalar.
ALIMENTAÇÃO DOS ALEVINOS: Assim que nascem, os alevinos contam com o saco vitelino para suprir suas necessidades alimentares. Assim que esse saco começar a desaparecer, forneça minhocas, camarões crus, carne de peixe, fígado e miolos, todos bem triturados.
Resposta. Alevinos é o nome dado aos filhotes de peixes ao sair dos ovos até chegar a fase adulta, onde passam ser chamados de peixes.
- ovíparos: os filhotes se desenvolvem fora do corpo da mãe, dentro do ovo que contem os nutrientes necessários. Mais de 90% dos peixes pertencem a essa categoria. - vivíparos: os filhotes se desenvolvem dentro do corpo da mãe recebendo diretamente dela os nutrientes necessários.
As fêmeas têm período de gestação de aproximadamente 25 dias, podendo dar origem a cem filhotes a cada quatro semanas. Além disso, estas são capazes de armazenar os espermatozóides por aproximadamente oito meses, podendo ter mais de três gestações seguidas sem ajuda direta do macho.
O tempo de criação gira em torno de 12 meses até a chegada da maturidade sexual e o pico reprodutivo ocorre aos 3 anos.
Crescimento dos peixes: 6 cuidados que você precisa observar
Com 3 meses as fêmeas do guppy já atingem a maturidade sexual. Sua gestação fica em torno de 22 a 26 dias, sendo o intervalo entre os partos um pouco maior. Geralmente nascem de 30 a 60 alevinos de guppy. Isso depende do tamanho da fêmea e da qualidade da alimentação.