A deficiência em vitamina A pode causar alguns problemas como:
O consumo excessivo de vitamina A durante um longo período pode causar pelos grossos, perda parcial do cabelo (até mesmo das sobrancelhas), lábios rachados e pele seca e áspera. O consumo crônico de grandes doses de vitamina A pode causar lesão hepática.
Dentre os inúmeros benefícios da Vitamina A estão a manutenção da saúde ocular, óssea e nervosa, o efeito antioxidante, o aumento da imunidade, e além disso, ela é eficaz no combate ao envelhecimento e prevenção de doenças cardiovasculares.
Vitamina A: Possui um papel muito importante na visão, no crescimento, desenvolvimento e manutenção da pele e na imunidade. Onde encontrar: alimentos de origem animal (fígado, ovo, leite, atum, queijo), vegetais folhosos verde-escuros, frutas amarelo-alaranjadas e vermelhas.
A deficiência de vitamina A pode resultar de uma dieta pobre em vitamina A ou de um distúrbio hepático ou de absorção. A cegueira noturna é um dos primeiros sintomas. Uma cegueira pode acabar se desenvolvendo. Os olhos, a pele e outros tecidos ficam secos e lesionados, e infecções se desenvolvem com mais frequência.
As vitaminas são substâncias orgânicas que o corpo necessita em pequenas quantidades, que são indispensáveis ao funcionamento do organismo, já que são essenciais para a manutenção se um sistema imunológico saudável, bom funcionamento do metabolismo e para o crescimento.
De grande importância para a absorção de cálcio e fósforo pelo intestino, a vitamina D é reconhecida tradicionalmente pela medicina como uma das substâncias essenciais para o fortalecimento dos ossos e a prevenção de doenças como o raquitismo na infância e a osteoporose.
A seguir, confira uma lista com as vitaminas e minerais essenciais:
Veja abaixo as vitaminas que têm ação direta na sua imunidade!
5 suplementos para fortalecer seu sistema imunológico:
4 dicas para aumentar a imunidade