As pilhas e as baterias são dispositivos estudados em Eletroquímica que transformam energia química em energia elétrica. Dentro desses aparelhos ocorrem reações de oxirredução, em que há transferência de elétrons, produzindo assim corrente elétrica.
A contaminação do solo e lençóis freáticos são algumas consequências do descarte incorreto de pilhas e baterias usadas. Algumas dessas, compostas de metais pesados, como o chumbo, mercúrio, níquel e cádmio; são capazes de causar doenças renais, cânceres e problemas relacionados no sistema nervoso central.
Veja se na embalagem consta que a pilha pode ser descartada no lixo comum. As pilhas do tipo alcalinas não contém metais pesados em sua composição. Já as pilhas comuns, como as recarregáveis, possuem mercúrio, cádmio e chumbo, e devem ser devolvidas ao fabricante.
Siga os passos abaixo e previna um mal à humanidade: Não descarte pilhas usadas junto com o restante do lixo; Separe as pilhas em recipientes fechados; Procure o depósito apropriado para esse lixo ou envie ao fabricante.
Esse tipo de resíduo também não deve ser entregue ao serviço de coleta seletiva. Na cidade de São Paulo, pilhas e baterias são recolhidas em “papa-pilhas”: caixas coletoras instaladas em supermercados, farmácia e outros estabelecimentos comerciais.
Pilhas e baterias precisam ser depositadas em locais especiais. Elas contêm materiais tóxicos e poluem o meio ambiente. Por isso, não podem ser jogadas no lixo de casa. Muita gente ainda não tem consciência disso e acaba usando o lixo comum.
Pilha é um dispositivo no qual ocorre produção de corrente elétrica a partir de energia química oriunda de uma reação de oxidorredução, isto é, uma espécie do reagente perde elétrons (oxidação), enquanto outra espécie ganha elétrons (redução).
Quais são os materiais não recicláveis? Papéis não recicláveis: adesivos, etiquetas, fita crepe, papel carbono, fotografias, papel toalha, papel higiênico, papéis e guardanapos engordurados, papéis metalizados, parafinados ou plastificados.
“O ideal é que ele esteja limpo sem estar molhado e reto sem fazer nenhuma bolinha”.
Existem muitas ideias criativas para agregar valor a materiais que não são podem ser reciclados, como espelhos, que podem ser usados em itens de decoração, por exemplo. É de suma importância tentar reutilizar esse tipo de material antes de descartar. Reutilização de espelho quebrado para agregar valor a vaso de barro.
Considerado 100% reciclável, o metal é um produto muito utilizado em nosso dia-a-dia. Esse material pode ser facilmente encontrado em embalagens, fios, aparelhos elétricos, estruturas de construção civil, pontes, veículos, utensílios domésticos, móveis e diversos outros produtos utilizados no nosso cotidiano.
O lixo reciclável é composto principalmente pelo papel, papelão, vidro, alguns tipos de plástico e alumínio. ... Depois de seco, o lixo reciclável deve ser embalado em sacos de lixo (não biodegradáveis reciclados ou recicláveis, de preferência).
A forma mais simples de fazer a reciclagem de lixo doméstico consiste em separar seus resíduos em duas categorias: recicláveis e não recicláveis. Para isto, basta depositar os lixos em duas sacolas diferentes. É uma ótima ideia que não requer muito esforço.
Dicas e alternativas
Saiba como separar o lixo para reciclagem de maneira correta
Uma das mais importantes é a reciclagem do lixo. ... As vantagens da separação do lixo ficam cada vez mais evidentes, pois entre outras coisas, aliviam os aterros sanitários e lixões, já que grande parte dos resíduos sólidos gerados podem ser reaproveitados.