Would you like significa “você gostaria?” e é uma expressão formal usada para fazermos perguntas do tipo “Você gostaria/quer fazer isso” ou “Você gostaria de/aceita isso”. Ao usarmos would you like para perguntar se alguém quer fazer alguma coisa, a expressão sempre virá acompanhada de to.
Você gostaria de almoçar conosco… “Conosco”, eu falaria “Gostaria de almoçar com a gente amanhã.” Would you like to have lunch with us tomorrow? E a pessoa pode responder. Yes, I'd love to.
Pop Talk
Would é um verbo modal que tem a função de verbo auxiliar. Como o próprio nome já diz, ele tem a função de auxiliar, nesse caso, o verbo principal. Além disso, would é o passado de will.
Para deixar mais simples para vocês, digamos que WOULD é o passado de WILL. Como pudemos ver nos exemplos anteriores, enquanto WILL refere-se ao futuro, WOULD é utilizado para falar do futuro do pretérito. Em português, os verbos no futuro do pretérito terminam com ia.
Do mesmo jeito que would é a forma no passado de will, could é a forma no passado de can. Ou seja, o could tem um sentido de “poderia” ou “podia” em uma frase em português. Por isso, usamos could para fazermos pedidos, falarmos de algo que acontecia no passado ou sobre uma possibilidade.
Should I have lunch with him? Sim, nas interrogativas o Should vai na frente, é a primeira palavra da frase; na afirmativa e negativa ele vai depois do pronome (I, you...) e na negativa usa-se Should not ou Shouldn't.
Tanto MIGHT quanto MAY possuem o sentido de probabilidade e de permissão. Porém a principal diferença entre eles é o tempo verbal, já que um é passado do outro. MAY é uma probabilidade que poderá acontecer num futuro e passa mais certeza na frase. Já o MIGHT é passado de MAY e, justamente por isso, passa menos certeza.