Medicina: profissão, curso e mercado de trabalho. A medicina trabalha com a manutenção e a restauração da saúde. Num sentido amplo, lida com a prevenção e cura das doenças humanas.
Em seis anos, o estudante sai formado como clínico geral e já pode começar a atuar. No entanto, caso queira trabalhar como especialista, será necessário passar por uma residência ou por uma especialização. Para ser um neurocirurgião, por exemplo, são necessários mais cinco anos de formação após a graduação.
cinco anos
O neurocirurgião trata de diversas doenças que acometem o sistema nervoso central e periférico. Cérebro, nervos e coluna.
Um médico neurologista deve, além da formação em medicina, fazer uma residência em clínica médica e só então iniciar a especialização em neurologia. O neurocirurgião, por sua vez, atua especialmente nos casos em que uma intervenção cirúrgica se faz necessária.
Quando procurar um neurocirurgião?
O único diferencial é que cada um dos profissionais teve foco de estudo acadêmico em áreas diferentes, sendo o ortopedista especializado no sistema músculo-esquelético e os neurologistas no cérebro e sistema nervoso central. O nivelamento entre ambos os profissionais é grande com a especialização em cirurgia da coluna.
QUAL É O MÉDICO QUE TRATA DO PROBLEMA? Reumatologistas, endocrinologistas, ginecologistas, fisiatras e geriatras são alguns especialistas que estudam e tratam a doença. Os ortopedistas também acompanham esses pacientes, ocupando-se principalmente das fraturas.
Caminhada A caminhada é ótima opção de exercício para a osteoporose, pois além de ser de baixo impacto ajuda a aumentar a densidade óssea, fazendo com que os ossos fiquem mais fortes e, assim, diminuindo o risco de fraturas.
Qual médico solicita o exame de densitometria óssea? Qualquer médico pode solicitar o exame. Dentre as especialidades mais comuns de médicos solicitantes estão reumatologistas, endocrinologistas, clínicos gerais, geriatras, ortopedistas e ginecologistas.
Com o tratamento, a osteopenia pode ser revertida. Para que isto aconteça e para evitar o surgimento da osteoporose, o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível, e pode ser orientado pelo médico clínico geral, geriatra, ortopedista ou endocrinologista.
Osteopenia refere-se à perda de densidade óssea. A osteoporose é a perda mais severa de densidade óssea o que enfraquece os ossos. Algum grau de perda óssea ocorre como parte natural do processo de envelhecimento. No entanto, um enfraquecimento significativo dos ossos aumenta o risco de fraturas.