Diferente dos percursos de 5 km (média distância), que podem ser realizadas entre 25 e 30 minutos, o tempo médio para 10 a 15 km varia entre 50 e 90 minutos, considerando que cada km seja feito em 5 ou 6 minutos. Para iniciantes, o tempo de prova, determinado pela intensidade do exercício, deve ser secundário.
Para andar a 6 km/h - você tem que percorrer 1 km em 10 minutos. Para andar a 8 km/h - você tem que percorrer 1 km em 7 minutos. Na hora do exercício, é muito importante calcular a freqüência cardíaca (para não ter problemas de saúde e a atividade fazer efeito).
O fator de conversão utilizado é o 3,6 em virtude das correspondências entre as unidades de medida de espaço e tempo, sendo 1 km = 1000 m e 1 h = 3600 s.
Para usufruir do esporte como método de condicionamento físico, pedale mais de 20 minutos por dia, e para perder calorias o tempo deve ultrapassar os 40 minutos diários. Ainda é possível pedalar sem sair de casa, basta usar as bicicletas ergométricas. Os benefícios são os mesmos.
As duas primeiras semanas devem seguir os 30 minutos, sendo praticado o exercício três vezes na semana. Todavia, depois de passado essas semanas, o tempo pode aumentar. Por exemplo, se você é iniciante, na terceira e quarta semana, você pode aumentar 15 minutos do tempo inicial, totalizando 45 minutos na sua pedalada.
Um exemplo de treino, 3 vezes por semana, pode ser:
5 dicas para pedalar longas distâncias
2 Ritmo da pedalada Se for possível manter essa cadência (equivalente a uma volta e meia do pedal por segundo), a respiração será melhor aproveitada. O motivo para esse meio-termo na cadência é que se você girar muito rápido, ficará ofegante; se girar devagar, fará mais esforço e sentirá rapidamente o cansaço muscular.