Quantos cabelos caem por dia? Um fio de cabelo dura o tempo da fase anágena, ou seja, de dois até seis anos, em média. A tricologista explica que há relatos de pacientes que já ficaram até 10 anos com o mesmo fio de cabelo na cabeça, mas são exceções.
O cabelo humano cresce num padrão cíclico contínuo de crescimento e descanso conhecido como ciclo de crescimento. Os períodos de crescimento (fase anágena) duram entre dois e oito anos e são seguidos por um breve período, de duas a quatro semanas, em que o folículo é quase totalmente degradado (fase catágena).
Os cabelos de quem tem uma fase anágena de apenas 2 anos, por exemplo, não conseguem alcançar um comprimento abaixo dos ombros. Ao chegar neste ponto, os folículos passam para suas fases seguintes (regressão e queda) e os fios caem.
Como fazer o cabelo parar de quebrar?
Uma das principais causas de queda de cabelo é o excesso de estresse, tanto físico como mental. Isso acontece porque o choque do estresse, após um acidente de trânsito ou após o diagnóstico de uma doença grave, por exemplo, pode trocar o ciclo dos fios do cabelo, fazendo-os cair.
DHT é a sigla para Dihidrotestosterona, um hormônio responsável pela produção da barba, pelos no tórax e dorso. Além disso, é responsável por estimular a produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas.
COLAGÉNIO: SEU MAIOR ALIADO CONTRA A QUEDA DE CABELO. O colagénio, também conhecido como colágeno, é o nosso maior aliado quando se trata de fortalecer e prevenir a perda de cabelo. Isso nos ajudará a manter a aparência brilhante e saudável e com uma textura grossa e forte.
O levonorgestrel, por exemplo, que está presente em vários anticoncepcionais em forma de comprimido e também no DIU Mirena, é uma das progesteronas com alto efeito androgênico, ou seja, pode piorar a acne, provocar aumento de pelos no rosto e piora da calvície.
– Bloqueio da enzima 5-alfa-redutase Assim, uma forma eficaz de diminuir os níveis de DHT sem reduzir também os níveis de testosterona é por meio da inibição dessa enzima. Existem inibidores da enzima 5-alta-redutase disponíveis como a finasterida e dutasterida. Eles atuam impedindo a conversão da testosterona em DHT.