Os raios UV podem causar sérios danos à saúde, como o envelhecimento precoce, o câncer de pele, problemas oculares e até mesmo alterações no sistema imunológico. Os raios UVB são responsáveis por queimaduras na pele, ou seja, por aquelas manchas vermelhas e ardidas que surgem quando vamos à praia sem protetor solar.
Com o aumento da incidência de raios ultravioletas, os danos acontecem a uma velocidade maior do que podem ser reparados, causando câncer de pele, catarata e deficiência no sistema imunológico. ... A radiação ultravioleta que passa pela atmosfera é praticamente constituída de UVA.
A radiação infravermelha possui maior comprimento de onda que a ultravioleta e, por isso, sua energia é menor, penetrando muito na pele. É evidente que apesar disso, se houver exposição em excesso a essas radiações, elas podem causar danos à pele, como queimaduras.
Resposta. Apesar de não causarem queimaduras, os raios ultravioleta do tipo UVA causam sérios danos nas fibras de colágeno e elastina, causando o envelhecimento precoce, pois conseguem atingir as camadas mais profundas da pele. Os do tipo UVB causam queimaduras na pele e vermelhidão.
Os benefícios É possível, no entanto, aproveitar alguns benefícios dos raios ultravioletas. Por exemplo, a vitamina D somente é sintetizada em nosso organismo quando há uma exposição da pele aos raios. Essa é essencial para o metabolismo do cálcio e do fósforo.
A radiação ultravioleta também tem benefícios. Estes raios estimulam a produção de vitamina D em nosso organismo. Eles ajudam a fortalecer o sistema imunológico e regulam a pressão arterial, auxiliando na prevenção de doenças cardíacas.
Assim, estará também a proteger a pele do contorno dos olhos contra o envelhecimento prematuro, causado sobretudo pela radiação UV.
Verificado por especialistas. Os raios UVA e UVB são formas de radiação capazes de penetrar nas camadas da pele e destruir células, desestabilizar DNA e outras moléculas, com o excesso de exposição, problemas de saúde como o câncer de pele e o envelhecimento precoce são os efeitos mais graves.
UVA, que penetra na derme e altera o DNA celular, e UVB, que não passa da epiderme e é responsável pela hiperemia.
Como prevenir
O que deve fazer para se proteger dos raios ultravioletas? ... Quando o índice da radiação atinge o nível “muito alto” (entre 8 e 10), recomenda-se a utilização de óculos de sol com proteção UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao sol.
Cuidados com o sol: o que fazer para se proteger no verão?
Aqui ficam 5 maneiras de se proteger naturalmente do Sol:⠀⠀⠀⠀⠀
Invista em roupas esportivas com proteção UV As marcas esportivas mais antenadas fabricam, há algum tempo, roupas com tecnologia que bloqueiam os raios solares. Se você optar por uma peça comprida (camiseta, calça…), melhor ainda: ela vai proteger a pele do sol e evitar marcas.
10 dicas para proteger a pele do sol e curtir o verão ao máximo
12 maneiras de evitar a radiação emitida pelo celular
Pessoas negras, por exemplo, em razão da grande quantidade de melanina, são menos propensas a desenvolver a doença. Em contrapartida, pessoas mais claras necessitam de uma maior proteção em virtude da baixa quantidade de melanina. Além da pele, outras partes do corpo sofrem os efeitos da radiação solar.
A exposição solar sem proteção ao longo da vida pode causar câncer de pele. Isso acontece porque a radiação ultravioleta, que penetra na pele, tem efeito cumulativo. Os raios UV danificam o DNA de células e podem surgir lesões na pele.
Alguns problemas causados por excesso de exposição ao sol
Os efeitos nocivos do sol incluem queimaduras, envelhecimento precoce, surgimento de rugas, cânceres, catarata e fotoconjutivite.
A radiação ultravioleta produz efeitos prejudiciais, como o aumento de risco de câncer de pele e o fotoenvelhecimento cutâneo, processo que torna a pele espessada, áspera e manchada.
A exposição excessiva, no entanto, pode provocar efeitos adversos como queimadura solar, envelhecimento precoce e câncer de pele. Além disto, pode ser o fator desencadeante de doenças como o herpes labial recorrente, o lúpus eritematoso e a porfiria.
As pessoas que possuem pele negra têm uma vantagem em relação às pessoas mais claras quanto à exposição aos raios ultravioletas do Sol. O motivo é a elevada quantidade de melanina na pele, que funciona como um filtro solar natural, aumentando a resistência cutânea para algumas doenças, principalmente o câncer de pele.
O que acontece com a pele quando tomamos sol? Quando recebemos os raios solares, a melanina oxida e escure para nos proteger contra a exposição excessiva, dourando a pele. Quanto mais escura é a pele naturalmente, mais melanina é produzida e mais duradouro é o bronzeado.