Ecoponto – Para o descarte de entulhos, a Prefeitura dispõe do Ecoponto do Itaigara, localizado na Rua Wanderley de Pinho (acesso via ACM, atrás do Hiper Posto BR), que permite a entrega de entulho em até dois metros cúbicos por dia e por gerador.
R$ 350,00
Os ecopontos são locais para descarte de materiais até 2m³ de resíduos. Acima disso, o produtor precisa contratar serviço especializado para o descarte no aterro de inertes, localizado próximo ao viaduto de Águas Claras, de acordo com a Limpurb.
Os Ecopontos são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho (até 1 m³), grandes objetos (móveis, sofás, etc.), poda de árvore e resíduos recicláveis. Nessas estruturas o munícipe pode dispor o resíduo gratuitamente em caçambas distintas para cada tipo de material.
O que pode ser levado ao Ecoponto: resíduos da construção civil, desde cimento, entulho e tijolo, restos de azulejos e madeiras. Móveis velhos, sobras de poda de árvore e outros materiais volumosos. Recicláveis (papel, papelão, vidro e alumínio).
Veja o que não pode ser feito:
Os resíduos comuns (aqueles que não estão contaminados e não oferecem grandes riscos) podem ser reciclados, na maioria das vezes. Assim, eles precisam ser levados a centros de reciclagem ou a postos de coleta seletiva. Por mais popular que seja, o processo de incineração não é sempre a melhor alternativa.
Os ecopontos são da prefeitura e eles são locais para o descarte de pequenos volumes de entulho, grandes objetos e resíduos recicláveis. Para quem se interessar, só é preciso respeitar o limite diário que é de um metro cúbico por pessoa, equivalente a 18 sacos de 60 litros ou uma caixa d'água de mil litros cheia.
Você precisa procurar um lugar para deixar seu lixo eletrônico. Não é papel da prefeitura recolhê-lo na sua casa, com o lixo comum e o reciclável. Segundo uma lei de 2010, chamada de Política Nacional de Resíduos Sólidos, cabe às empresas a responsabilidade de coletar e reciclar o lixo eletrônico.
Para que móveis, eletrodomésticos e outros objetos não sejam descartados nos canais, mangues ou praias, a Prefeitura oferece aos munícipes o Cata-Treco, serviço que recolhe os materiais após agendamento, de segunda a sábado.
Como descartar ou doar um móvel velho?
A coleta do Cata Treco atende 100 % do município. O Cata treco faz parte do Programa Armazém da Natureza, responsável pela coleta de lixo reciclável, que recolhe materiais volumosos, tais como pneus, madeiras, carcaças de eletrodomésticos, móveis velhos, entre outros.
Esta operação funciona diariamente, de segunda à sabado, em vários horários (veja a programação clicando aqui). Aos munícipes que desejam desfrutar deste serviço é preciso colocar na calçada os objetos que pretendem descartar. O entulho deve ser ensacado.
É o serviço onde uma empresa retira todo o entulho gerado pela sua obra ou reforma e o leva para um destino correto.
Para montar um disk caçamba é necessário ter um caminhão poliguindaste equipado e caçambas de 3 m³ a 5 m³. O investimento inicial para esse negócio costuma ser alto e vai ficar acima dos R$ 80 mil Reais. Porém é um ramo que pode ser lucrativo!
Se você quiser descartar o sofá ou outro móvel, mas sua rua não estiver na operação, é possível solicitar o serviço à subprefeitura da sua região. Depois de recolhido, o sofá será descartado em um aterro sanitário. Consulte o cronograma pelo site ou pelo 156.
O recomendado é procurar um posto de coleta apropriado para lixo eletrônico. Mas se na sua cidade você não souber de nenhum estabelecimento, uma boa alternativa é tratar os aparelhos descartados como lixo reciclado. Seja na lixeira do seu prédio, ou no dia da coleta seletiva do seu bairro.
Os colchões também são aceitos nos Ecopontos da Secretaria de Serviços da Prefeitura de São Paulo, e levados para lixões. Outra opção é a Operação Cata Bagulho, da Secretaria das Subprefeituras, que anuncia em seu site as ruas em que as equipes passarão recolhendo coisas.
Você pode encontrar postos de coleta próximos de sua casa nos mecanismos de busca gratuitos do Portal eCycle, ou também entrar em contato com nosso serviço de descarte para não precisar sair do conforto de sua casa enquanto todo o processo ocorre com o melhor suporte necessário.
Descarte de geladeira Ecoassist Por fim, conforme citado, por ser um aparelho comumente grande, uma ótima opção de descarte é entrar em contato com uma agência especializada no Descarte Ecológico de resíduos sólidos.
Mas, para isto, é necessário que o cidadão leve todo material até o local, o qual funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, entre as avenidas Gonçalves Ledo e rua Antonio Estevam de Moraes, ao lado do Hospital Vila Velha.
Fundada em 2017, a TudoBônus é um e-commerce que oferece subsídio para a compra de novos refrigeradores, e retira o eletrodoméstico antigo para realizar a reciclagem de acordo com as regras da ANEEL.
TVs geladeiras/freezers, fogões, máquinas de lavar/secadoras e aparelhos de ar-condicionado ? nas lojas participantes do projeto, se o consumidor quiser descartar o seu aparelho antigo poderá solicitar a coleta em domicílio.
Você pode transformá-la em armário, barzinho, mural, biblioteca etc. A utilidade você define conforme suas necessidades, uma vez que o espaço interno é muito útil para guardar qualquer coisa.
O primeiro passo é lixar a geladeira para remover qualquer desnível, ferrugem e deixa-la bem lisinha. Depois basta passar um pano úmido para retirar a poeira da lixa. Retire as prateleiras e use a fita crepe e o jornal / saco plástico para proteger as áreas que não devem receber a pintura.
Quem não está acostumado com o conceito da geladeira escondida pode achar que algo falta nesta cozinha. Mas a maior porta do armário moderninho, ao canto, abriga o eletrodoméstico. 5. Os arquitetos deste ambiente apostaram na tinta de lousa, piso e bancada de concreto e armários em madeira.