octadecágono
Nesse sentido, para um polígono de n lados, teremos, saindo de cada vértice, n – 3 diagonais. Como temos n vértices, a quantidade de diagonais será n (n - 3).
Considerando um polígono convexo de 12 lados, uma diagonal liga dois vértices não consecutivos. Assim, cada um dos vértices liga-se a 9 vértices. Só que isso conta duas vezes cada ligação. Resulta em 12 * 9 / 2 = 54 diagonais.
35
A fórmula n indica o número de lados e n – 3 determina o número de diagonais que partem de um único vértice e a divisão por dois elimina a duplicidade de diagonais ocorridas em um polígono. O octógono possui 20 diagonais. O dodecágono possui 54 diagonais. O número de diagonais de um icoságono é igual a 170.
Para calcularmos as diagonais, primeiramente deve-se ter algumas informações como nº de vertices, nº de faces, nº de arestas ... Para tal, utilizaremos a Relação de Euler que é a seguinte :: V + F = A + 2, onde V é o nº de vértices, F é o nº de faces e A é o nº de arestas. V + 9 = 16 + 2 , portanto V=9.
A fórmula para calcular as diagonais é número de lados (número de lados - 3) e dividido por 2. O parênteses representa vezes.
Sabendo o número de diagonais que possui um polígono, é possível calcular seu número de lados por meio da seguinte fórmula: , onde d = número de diagonais e n = número de lados. Portanto, trata-se de um octógono.
Pede-se pra calcular o número de diagonais de um octógono. Antes veja que um octógono é um polígono de 8 lados. E a fórmula para encontrar o número de diagonais de qualquer polígono regular é esta: d = n*(n-3)/2 , em que "d" é o número de diagonais e "n" é o número de lados.
Resposta. Como ele não pode ter “-2” lados, ele terá 5 lados!
Agora, vamos calcular o número de diagonais de um polígono que possui 100 lados. Logo, um polígono que possui 100 lados possui 4850 diagonais.
6
A quantidade de diagonais que passam pelo centro deste polígono é a metade da quantidade de vértices: Em um tetradecágono regular, 7 diagonais passam pelo centro.
Chamemos a quantidade de diagonais que não passam pelo centro. O total de diagonais é igual à soma da quantidade das que passam pelo centro com a quantidade das que não passam pelo centro: Em um polígono regular de 100 lados, 4800 diagonais não passam pelo centro.
Resposta. pela fórmula das digonais, um hexagono possui 9 diagonais mas, apenas tres passam pelo centro..
O heptágono regular é um polígono regular que pode ser construído com régua e compasso: a medida do seu lado é equivalente à metade da perpendicular mediana do raio que toca na circunferência o qual o heptágono está inscrito. Ele possui 14 diagonais distintas.
Analisando a imagem, é possível contar que apenas 5 diagonais passam pelo centro, Para calcular o total de diagonais, usamos uma fórmula específica pra isso: Onde n é a quantidade de lados do polígono e d a quantidade de diagonais. Vamos aos cálculos do total.
losango
O número de diagonais de um icoságono é igual a 170. O triângulo é o único polígono que não possui diagonais.
Um triângulo não possui diagonais, pois, como só possui três vértices, não é possível unir dois vértices não consecutivos.
Escreva a equação para encontrar a diagonal de um hexágono regular: d(diagonal) = 2g (lado dado). 3. Multiplique o lado conhecido do hexágono por 2. O produto é o comprimento da diagonal de um hexágono regular.
Um pentadecágono é um polígono que possuí 15 lados... d = 90. Resposta: O pentadecágono tem 90 diagonais.
Regularidades na construção de polígonos convexos
Classificação de Polígonos
77