A consciência moral é uma competência avaliadora dos actos pessoais e dos alheios, a capacidade de discriminar entre o que é o bem e o que é o mal. ... A consciência moral tem uma base racional. Todos os actos humanos são julgados e avaliados pela razão, em função de valores livre e racionalmente escolhidos.
A consciência em si refere-se à excitabilidade do sistema nervoso central aos estímulos externos e internos sob o ponto de vista quantitativo e, também, à capacidade de integração harmoniosa destes estímulos internos e externos, passados e presentes, sob o ponto de vista qualitativo.
1. Consciência psicológica é saber de nós mesmos, quem somos, o que fazemos, de estarmos despertos, lúcidos, enquanto a consciência moral é a nossa “voz interior” que de uma maneira pessol, nos "avisa", o que deve ser feito ou não, como por exemplo roubar. ...
Em Totem e Tabu – Fundações da Sociedade, de 1912, Freud aborda a origem da consciência, a instituição do tabu para organizar a sociedade e a consequente restrição à liberdade humana. Freud, médico neurologista e psiquiatra, nasceu em uma família judaica no Império Austríaco.
Yamesh: Onde Nasce a Consciência é uma aventura de fantasia cuja narrativa mescla a ficção e a realidade, fazendo do protagonista alguém capaz de conversar com o leitor ao revelar a própria história. ... Yamesh é um livro grandioso que se disfarça como fantasia.
De forma simplificada, a consciência costuma ser entendida, geralmente, como um fenômeno mental, ligado aos diversos processos psíquicos (pensamento, imaginação, emoção etc.) do ser humano, especialmente o conhecimento.
A consciência-imediata apresenta-se sem intermediário. É a totalidade do que o observador sente, percebe, imagina e pensa num determinado momento.
Juiz de Fato é o cidadão comum que integra o corpo de jurados de um tribunal do júri. É considerado no meio jurídico como Juiz leigo. Compõe o Júri por atender os requisitos exigidos na lei.
Os valores sociais são valores que regem a comunidade coletivamente e em geral influenciam a cultura e a forma de vida da sociedade. É comum esses valores ter como objetivo melhorar e ou manter a ordem social os padrões estabelecidos por um grupo social.
O utilitarismo foi uma doutrina ética fundada na Inglaterra por Bentham e Mill. Essa doutrina visa à finalidade ou à consequência de uma ação moral, e não ao modo como ela foi praticada. “Agir sempre de forma a produzir a maior quantidade de bem-estar”, essa é a principal máxima utilitarista.