Compreender as diferentes sociedades e culturas é um dos objetivos da sociologia. A sociologia é a parte das ciências humanas que estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições.
SOCIOLOGIA é a ciência que tem como objeto de estudo a sociedade, sua organização social e os processos que interligam os indivíduos em grupos, instituições e associações a fim de manter ou alterar as relações de poder nela existentes.
O objeto de estudo da sociologia é o comportamento social humano, a forma como a sociedade se organiza e as suas dinâmicas. Interessa-se pelo comportamento social coletivo, as instituições sociais e a relação dual entre indivíduo e sociedade.
Em uma resposta simplista, podemos dizer que se trata de uma ciência que estuda a sociedade. Ao aprofundarmo-nos mais nessa área de estudo, descobrimos que a sociologia é uma ciência complexa que compõe a área das ciências sociais e estuda as relações humanas na sociedade.
A sociologia, por sua vez, busca entender a vida social humana dos grupos e das sociedades. ... Esse seria o papel da sociologia. De toda forma, entende-se hoje que nossa sociedade não possui regras fixas ou leis pétreas que regem os fenômenos sociais, o que, entretanto, não invalida os esforços iniciais de Comte.
A Sociologia é a ciência que estuda a sociedade e os fenômenos que nela ocorrem sejam eles culturais, econômicos, religiosos. A sociologia se ocupa basicamente de cinco elementos: a estrutura social, os grupos sociais, a família, as classes sociais e os papéis que o indivíduo ocupa em sociedade.
1-Sociologia é um estudo da sociedade, padrões de relações sociais, interação social e cultura da vida cotidiana. É uma ciência social que utiliza vários métodos de investigação empírica e análise crítica para desenvolver um corpo de conhecimento sobre ordem social, aceitação e mudança ou evolução social.
A Sociologia é uma ciência extremamente importante para o mundo que estamos vivenciando, porque além da busca da compreensão das causas e consequências do que ocorre no mundo, a mesma busca rever e até mesmo antecipar eventos para as gerações seguintes, ajudando-nos a entender e procurar soluções que solucionem os ...
A importância da sociologia está no seu objeto de estudo. Ela procura compreender as relações socias nas suas mais diversas formas, inclusive os conflitos e problemas. Por isso ela é um saber que contribui muito para a busca das causas e soluções mais viaveis destas questões.
A sociologia sempre teve como um dos seus objetivos, estudar os conflitos entre as classes sociais. No Brasil, na década de 20 e 30, estudiosos debruçaram-se na busca do entendimento da formação da sociedade brasileira, analisando assim temas como abolição a escravatura, êxodos e estudos sobre os índios e negros.
Desta maneira a sociologia, como ciência da sociedade, penetra nas demais áreas do conhecimento científico e tenta dar a sua contribuição pela ótica do social na formação dos novos profissionais. Na enfermagem, ela entra como sociologia da saúde, tentando quebrar a visão tecnicista do processo saúdedoença.
As Ciências Sociais de forma precípua podem assumir um importante papel na formação de profissionais de saúde. Fornecem capacidade crítica, conceitos e elementos que ajudam e alargam o entendimento no campo da saúde.
Sociologia médica ou "Sociologia da Saúde" é o estudo do comportamento de grupos e/ou indivíduos que dizem respeito à saúde e à doença.
A disciplina de Sociologia para o curso de Enfermagem tem por finalidade contribuir com o aprendizado crítico dos alunos, através da reflexão dos fenômenos que emergem no tecido social, bem como da transversalidade das categorias classe, gênero, raça/etnia, entre os diferentes campos da saúde e das ciências humanas.
A Sociologia surgiu na França com as ideias de Auguste Comte para uma reordenação social, devido à instabilidade política deixada pela Revolução Francesa e por fatores que mudaram a configuração social europeia.
É uma ciência que estuda o comportamento humano em meio à sociedade, tentando entender as transformações e os problemas do homem em meio ao seu conjunto e uma forma de resolve-los.
Existem os paradigmas de Durkheim, de Marx, de Weber. Na verdade, por exemplo, quando falamos do paradigma Durkheim, podemos assim falar da teoria da integração, da divisão do trabalho ou da teoria do desvio. Na sociologia, sempre irão existir debates entre os paradigmas dos sociólogos.
Pai do positivismo, ele acreditava que era possível planejar o desenvolvimento da sociedade e do indivíduo com critérios das ciências exatas e biológicas. ... Para Comte, a análise científica aplicada à sociedade é o cerne da sociologia, cujo objetivo seria o planejamento da organização social e política.
A sociologia marxista pode ser definida como "uma forma de teoria do conflito associada com (...) o objetivo do marxismo de desenvolver uma ciência positiva (empírica) da sociedade capitalista como parte da mobilização de uma classe trabalhadora revolucionária".
Os conceitos de Durkheim
Os fundamentos da sociologia de Émile Durkheim podem ser resumidos em três conceitos: * Capitalismo, socialismo e comunismo. Coesão, divisão de trabalho e fato social.
DURKHEIM: A) Consciência coletiva, Divisão Social Trabalho e Solidariedade Mecânica. Consciência coletiva, Divisão do Trabalho Social e Solidariedade Mecânica aorgânica. ...
Enquanto sociólogo, Émile Durkheim é responsável pela formulação de inúmeras teorias estudadas até hoje. ... Dessa forma, destacaremos aqui duas das mais renomadas teorias deste estudioso: a teoria do fato social e a teoria do suicídio, de modo que possamos conhecer minimamente essas obras.
Dentro da perspectiva sociológica durkheimiana, a existência de uma sociedade só é possível a partir de um determinado grau de consenso entre seus membros constituintes: os indivíduos. Segundo Durkheim, esse consenso se assenta em diferentes tipos de solidariedade social.
Muitos especialistas em teoria sociológica dividem elas em tipologias com grandes dicotomias: positivismo e antipositivismo, coletivismo e individualismo, estática e dinâmica, determinismo e compreensão, estrutura e agência, microssociologia e macrossociologia.
A tendência ideológica de Durkheim (1858-1917) era voltada para o conservadorismo. Desse modo, podemos entender que o autor defendia os bons costumes sociais e a família tradicional. Em seus estudos, ele sempre focou na Sociologia como uma ciência essencial para a compreensão dos fenômenos que ocorrem no campo social.
O objeto da sociologia, para Durkheim, são os famosos fatos sociais, que iremos explicar minuciosamente. Esses devem ser vistos pelo cientista social como “coisas”, facilitando o afastamento de pré-noções e tratando os seus objetos de estudo de maneira objetiva.