criollos eram descendentes "puros" de espanhóis, mas nascidos na América, eram uma classe privilegiada, mas eram considerados como inferiores aos espanhóis "legítimos", considerados mais fiéis à Coroa Espanhola, de modo que viam na Revolução uma forma de se tornarem os detentores, em caráter de monopólio, do poder ...
Os Criollos formavam uma forte elite econômica e também podiam assumir cargos políticos. Eles se motivaram a uma rebelião por conta de Napoleão ter prendido o Rei da Espanha Fernando VII. Também instituíram o Sistema Republicano, que era o governo trocado de 4 em 4 anos escolhido por meio do "voto".
Resposta. Insatisfeitos com a opressão da metrópole e com a falta de acesso e autonomia na vida política, os criollos lideraram os movimentos de independência, garantindo o apoio da população local.
Resposta. Resposta: Como colonos hispano-americanos mais abastados.
Em 17 de dezembro de 1830, com a idade de quarenta e sete anos, Simón Bolívar morreu após uma batalha dolorosa contra a tuberculose na Quinta de San Pedro Alejandrino em Santa Marta, Grande Colômbia (atual Colômbia). Em seu leito de morte, Bolívar pediu ao seu ajudante-de-campo, o general Daniel F.
Resposta. O sonho dele era unificar américa do sul para virar uma republica federal, teve uma revolução ele foi tirado do poder.
Os criollos eram a elite americana descendente de espanhóis, excluída dos altos cargos dirigentes, embora constituíssem a classe dos grandes proprietários de terras, dos arrendatários de minas, dos comerciantes e dos pecuaristas.
Os iluministas defendiam primordialmente era o direito dos humanos expressarem livremente suas opiniões por meio da razão, esse ponto era o único em que todos os iluministas concordavam, os iluministas queriam a liberdade do indivíduo, mas cada um tinha uma opinião diferente, Rousseau defendia que o homem era bom po ...
Valorização da monarquia como forma de governo; imposição da religião católica para toda população; fim da escravidão - Implantação do socialismo nas colônias; participação na democracia restrita aos membros do clero e da nobreza; devolução para as colônias de todo ouro retirado pelas metrópoles.
Os chapetones eram os que ocupavam as mais privilegiadas posições na sociedade colonial hispânica. Em geral, representavam o interesse político-administrativo da Coroa Espanhola em terras americanas.
As câmaras e os vereadores Somente os integrantes desta elite colonial podiam ser eleitos para exercer o cargo de vereador. Escravos, judeus, estrangeiros, mulheres e degredados não podiam se tornar vereadores. As Câmaras Municipais eram dirigidas pelo juiz ordinário, escolhido pelos integrantes da elite da cidade.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Na esfera regional, ainda existiam os cabildos (ou ayuntamientos), que funcionavam como câmaras municipais incumbidas de resolver as questões de caráter local. Todos os cargos do alto escalão administrativo da Coroa Espanhola eram dominados por um grupo específico.
Esse tipo de separação causou grandes conflitos entre criollos e chapetones na América espanhola. Adelantado era um título de nobres espanhóis a serviço de seus respectivos reis durante a Idade Média. ... Os Criollos não tinham a liberdade e nem o poder politico dos chapetones por nascerem em solo americano.
3- É correto afirmar que, a colonização espanhola: a) fundamentou-se na divisão da colônia em vice-reinos diretamente ligados à Espanha, destacando-se a Casa. de Contratação e o Conselho das Índias.
Resposta. Resposta: a) fundamentou-se na divisão da colônia em vice-reinos diretamente ligados à Espanha, destacando-se a Casa de Contratação e o Conselho das Índias.