Primeiramente, para fazer um Saci Pererê com tubo de papel higiênico, pintamos o rolo com tinta preta. Passe duas mãos para um melhor efeito. Depois, recorte o papel vermelho (no nosso caso, optamos pela cartolina) e faça um cone. Esse será a carapuça do Saci.
1 – Saci com rolo de papel higiênico O rolo de papel higiênico, que seria jogado no lixo, pode se transformar no Saci-Pererê, o personagem mais conhecido do folclore brasileiro. O trabalho requer apenas papéis nas cores preto, branco, vermelho e marrom, além de cola, tesoura e canetinhas coloridas.
Durante esse fenômeno, a lenda conta, é possível capturar o saci. Para isso, basta lançar um certo tipo de peneira no meio do redemoinho. Aquele que captura o saci deve retirar o gorro de sua cabeça para que ele perca seus poderes sobrenaturais. O último ato é aprisioná-lo em uma garrafa com uma cruz desenhada nela.
COMO PRENDER UM SACI NA GARRAFA
O Saci adora fazer brincadeiras, dar susto nas pessoas, esconder objetos que elas precisam, assusta os bichos e emite ruídos estranhos, mas ele também tem um trabalho importante. ... Quando perde sua carapuça o saci se torna vulnerável. Então a pessoa deverá prender ele dentro de uma garrafa.
Em certos locais, o curupira é careca; em outros, tem o corpo cabeludo e dentes verdes.
Lendas do folclore brasileiro São eles: mula sem cabeça, Iara, saci pererê, caipora, curupira, boto cor de rosa, negrinho do pastoreiro, cuca, boiatá, cobra grande, vitória régia, cumadre fulozinha, lobisomem e a erva-mate.
Corpo-seco (também conhecido como Unhudo) é uma lenda que faz parte do folclore brasileiro e ibérico. É descrito como um cadáver ressequido que é expulso da terra como punição por pecado excepcionalmente grave. Em histórias em que o espírito deixa o corpo-seco, é também chamado de Bradador.
Entrevista: Manu Dieguez, a Luna de “Cidade Invisível”, fala sobre relação com Marco Pigossi e segunda temporada da série. Com apenas 12 anos de idade, Manu Dieguez brilhou em “Cidade Invísivel”, nova série brasileira da Netflix que tem foco em narrar o cotidiano de personagens do folclore em vida na cidade.
A Netflix confirmou nesta terça-feira (2) que a série "Cidade Invisível" (2021) irá ter uma segunda temporada.