A caixa sensorial é um “brinquedo” que estimula o desenvolvimento dos bebês e crianças através da exploração dos sentidos e tem como objetivos indiretos, dentre outros, a preparação remota para a escrita e matemática, o desenvolvimento da coordenação motora, da atenção, do equilíbrio, da memória e da criatividade.
Pra fazer sua caixa tátil de papelão você vai precisar somente de uma caixa de papelão comum encapada, (pode ser de sapato), tesoura, papel dobradura, um círculo de EVA, cola quente, materiais diversos para serem identificados pelo tato. Primeiramente faça um círculo na caixa e recorte.
Entregue a cada criança um número; Rode a caixa surpresa entre as crianças ao som de uma música; Quando a música parar, a criança abre a caixa surpresa e retira um papel contendo uma atividade; A criança deverá ler o papel em voz alta e realizar a atividade (ajude na leitura, se a criança ainda não souber ler).
1 caixa de sapato média; Pedaços quadrados de papel colorido; Cola branca; Potes de danone ou pratinhos para colocar a cola.
O primeiro passo é evitar lugares muito manjados, como gavetas de escrivaninhas (mesmo que contem com fechadura), porta joias, pastas, malas ou dentro de armário. “Estes espaços clássicos se tornaram óbvios com o passar do tempo, e provavelmente serão alvo uma busca cuidadosa por parte dos bandidos”, explica Trentini.
Esconda-se atrás de objetos grandes e largos. Móveis de grande porte, muros de casa e lugares do tipo são esconderijos ideais no esconde-esconde.
Encontre notas e moedas esquecidas nos móveis. Muitas pessoas esvaziam os bolsos no quarto, portanto, é bom procurar embaixo da cama e do criado-mudo. Obviamente, as almofadas do sofá e das poltronas também são outro ótimo lugar para encontrar uns trocados perdidos. Olhe embaixo e ao redor de todos os móveis da casa.
Dicas
Ponha as notas nos sapatos ou na sua roupa íntima. Você também pode optar por uma cinta, embora ela possa ficar frouxa com facilidade. Se possível, costure um bolso em algumas cuecas para guardar seu dinheiro ou use um clipe de papel para prendê-las à bainha.
Por isso, preparamos uma lista de lugares para esconder sua erva dos olhos dos outros.