O comprimento de onda (λ) corresponde à menor distância entre dois pontos da onda em concordância de fase. A equação acima, que fornece a velocidade de propagação de uma onda, vale para ondas mecânicas e eletromagnéticas.
Para calcular o tamanho da Faixa ou Banda em metros, usa-se uma fórmula muito simples que é: Constante 300 dividido pela Frequência. Por exemplo 300 / 27Mhz é igual 11.
Sendo m a unidade de λ e 1 s de ν, a unidade de velocidade é c = m × 1 s = m s = m s−1. Uma radiação eletromagnética se desloca à velocidade da luz, 3 x 108 m s-1, com uma freqüência de 4,32 x 1014 oscilações por segundo.
Mas se os elétrons movem-se tão lentamente dentro dos meios condutores, o que causa uma ativação dos circuitos elétricos quase instantânea? O que acontece é que, ao pressionarmos o interruptor, o campo elétrico é formado no fio na velocidade da luz, cerca de 300.
I = ΔQ/ Δt ( Equação 1 ) Page 2 Quando um campo elétrico é aplicado, o campo exerce uma força – eE em cada elétron livre, variando sua velocidade no sentido oposto ao campo. Entretanto, qualquer energia cinética adicional adquirida é rapidamente dissipada por colisões com ions da rede no fio.