Manutenção é uma palavra de origem latina derivada de MANUS TENERE, que significa “ter em mãos”. Ou seja, manter o que se tem. Representa todas as atividades necessárias para que o equipamento possa permanecer de acordo com uma situação específica.
A manutenção de equipamentos, especialmente a preventiva, é feita para garantir que os utensílios usados estejam aptos para realizar as tarefas necessárias com eficácia e, principalmente, segurança. A manutenção não deve ser encarada como um gasto e sim como um investimento.
detalhamento dos recursos necessários para a execução das atividades (isso envolve insumos, materiais, peças de reposição, ferramentas e mão de obra).
A manutenção preventiva tem como objetivo principal a prevenção de uma falha ou quebra no equipamento, além de diminuir a velocidade de desgaste das máquinas e aparelhos. Logo, ela é uma intervenção prevista, preparada e programada antes do surgimento de uma falha.
Sendo assim, podemos dizer que o objetivo da manutenção industrial é assegurar que a fábrica e todos os seus equipamentos estejam sempre funcionando a pleno vapor para que a sua produção seja mais eficiente, criando mais itens com o menor custo por unidade.
Existem diversos tipos de manutenção industrial, mas há três tipos que são mais populares e mais utilizados:
Quais variáveis são objetivos da gestão da manutenção para a produção? Os objetivos principais da gestão da manutenção são: Agendar o trabalho de forma eficiente; Controlar custos e Garantir a conformidade regulamentar.
Assim, deve-se encontrar um ponto ideal de investimento em manutenção, de modo que as ineficiências do processo sejam eliminadas e que ele não se torne oneroso. A abordagem sistêmica considera que todas as partes do sistema interagem de modo que qualquer ação local traz como conseqüência um resultado global.
Gerenciamento de manutenção: conheça as melhores práticas
Confira agora um passo a passo infalível para saber como abrir uma empresa de manutenção predial.
O Curso de Aperfeiçoamento Profissional Administração da Manutenção, tem por objetivo o desenvolvimento de competências relativas ao planejamento, programação, controle e gestão das pessoas que trabalham na manutenção de máquinas e equipamentos industriais.
Auxílio na aquisição de equipamentos hospitalares Dentro da gestão hospitalar, a presença da engenharia clínica pode facilitar bastante os processos de compra e aquisição de equipamentos. A partir da compreensão das necessidade e demanda da instituição, a orientação de um técnico pode evitar desperdício de recursos.
É aquela feita para reduzir/evitar falhas ou quedas no desempenho dos equipamentos. Envolvendo tarefas sistemáticas como: inspeções, substituição de peças e reformas. De acordo com a orientação do fabricante, por exemplo, sobre o tempo necessário para cada supervisão, traça-se um plano de manutenção.