O pequi também é rico em ácidos graxos monoinsaturados, gorduras do bem que também são encontradas nas oleaginosas e azeites. Esses ácidos graxos podem reduzir os níveis de colesterol LDL do sangue, evitando acúmulo de placas de gordura e trazendo benefícios para a saúde do coração.
O pequi tem de 1 a 2 sementes, raramente até 4, com espinhos de até 4 milímetros de comprimento. Por isso, é preciso tomar cuidado quando come-se a fruta para não se machucar a boca com os espinhos. O óleo das sementes é usado na fabricação de cosméticos.
No seu interior há um caroço revestido por uma polpa amarelo-claro, comestível e macia. Esta polpa envolve uma camada de espinhos, denominado endocarpo lenhoso e a semente. Provavelmente você já mordeu com muita vontade um fruto de pequi e experimentou o desprazer de ter esses espinhos por toda parte da boca.
No caroço, por debaixo da polpa, há inúmeros e minúsculos espinhos que podem causar sérios ferimentos à língua e lábios. Portanto não se deve morder o pequi, mas sim roê-lo.
Pequi (Caryocar brasiliense), também chamado de pequizeiro, piqui, piquiá e pequiá, é uma árvore da família das cariocaráceas nativa do cerrado brasileiro. Seu fruto é muito utilizado na culinária sertaneja. ... Seus frutos são, também, consumidos cozidos, puros ou juntamente com arroz e frango.
Conhecem-se dois nomes importantes dentre os primeiros habitantes: os França, que constituíram numerosa família posseira local e Dona Iria do Sobrado, quem doou as terras que vieram a constituir o patrimônio da futura cidade de Pequi.
Usos do pequi Serve também de alimento aos animais silvestres, como arara, cutia, tatu-peba e veados. Era comum a “espera” (caça) dos veados na época de floração do pequi.
Expectorante, tônico, afrodisíaco, leishmanicida, antimicrobiana, anti-inflamatória. Indicação terapêutica: Regular o fluxo menstrual, asma, bronquite, resfriado, coqueluche.
A casca do pequi, assim como o restante do fruto, é bem nutritiva. Nela que se concentram os nutrientes. Mesmo assim, muitas pessoas ainda não a utilizam. Ela, depois de passar por alguns processos, pode ser reaproveitada para fabricar sabões e farinha, por exemplo.
Mas, o que o excesso de pequi pode provocar para a saúde? O nutricionista afirma que é por causa da oleosidade. O consumo excessivo pode levar principalmente ao aumento do colesterol. E o excesso de vitamina A pode causar náuseas, tonturas, sonolência e até a diminuição do apetite.
É rica em zinco e iodo, além de conter cálcio, ferro e manganês. O zinco, associada à vitamina C, combate os radicais livres, retardando o envelhecimento. O iodo estimula a glândula tireóide e evita doenças como o bócio.
Depois, corte com faca e martelo para extrair a castanha. Se precisar, introduza a ponta de uma faca na cavidade onde está a castanha caso ela não saia facilmente. Lave vem e certifique-se que não tenha espinho grudado. Seque no forno bem baixinho, a cerca 130 graus, até que fique crocante – cerca de meia hora.
A muda deve ser levada ao campo no começo da estação chuvosa. O fruto só dá para colher depois de uns cinco ou seis anos.
Componente Qtd./100g VD Valor calórico 203 Kcal = 838 kj 2.
Receita de Pequi Cozido, 566,38 calorias por porção - Cuidaí Receitas.
Com seu alto poder hidratante, o óleo de pequi combate infecções na pele, como eczema e outros problemas de pele seca. Também possui ácidos graxos que ajudam a manter a pele nutrida e hidratada.
Ele é rico em vitaminas A, E e antioxidantes, além de ter ação anti-inflamatória, que diminui irritações do couro cabeludo. O cabelo cresce mais saudável, hidratado sem frizz. Veja 4 formas de usar o óleo de pequi nos fios. Óleo de pequi ajuda a deixar os fios mais brilhantes e lisos!
O óleo de pequi pode ser usado como massagem corporal após ser misturado com óleo de alecrim ou óleo de coco. Também pode ser aplicado com algodão no rosto e lavado após 20 minutos.
Uma opção interessante para as donas de cabelo crespo e cacheados, que costumam realizar umectação nos fios, é aplicar o óleo de buriti da raiz às pontas, à noite antes de dormir. Para que o produto aja com eficiência, você pode aguardar alguns minutos para enxaguar o cabelo ou retirá-lo ao acordar.
O processo é longo. Geralmente, os catadores iniciam a atividade de manhã bem cedo, com o céu ainda escuro, 'rolando' - descascando - o pequi, colocando no tacho ou panela com água. Após, aproximadamente, oito horas no fogo, sempre mexendo, o óleo começa a sair da polpa e se concentra no topo do recipiente.
Para fazer muda de pequi, deve-se mergulhar o fruto na água e deixá-lo de molho por quatro dias. Fica mais fácil para tirar a polpa com jato de água e obter a semente, que vai precisar de dois dias para secar completamente. O passo seguinte é aplicar um tratamento para acelerar a germinação da semente.
Pedaços da polpa de pequi em conserva podem ser utilizados na preparação de arroz, frango, galinhada, salgados, doces, biscoitos, geleias, licores, cremes, sorvetes, farofas e pamonhas.
Um número de atletas masculinos e femininos com idades variando de 15-67 receberam suplementos de óleo de pequi fruta diariamente por duas semanas....Cartões de crédito.
Para comer a pitaya deve-se cortar a fruta ao meio, e comer somente a sua polpa. A polpa da pitaya também pode ser usada em saladas, para preparar suco ou vitamina, geleias, sorvetes ou doces.
Também conhecida como fruta do dragão, por causa da casca irregular e dos gomos escamosos, a pitaya tem um leve sabor adocicado, que lembra o do kiwi. Com ação termogênica e apenas 50 calorias em cada 100 g, a frutaé ótima aliada do emagrecimento.
Na hora de comprar a fruta, verifique se a pitaya está com casca dura e sem manchas ou rachaduras. Se sua casca estiver esverdeada, a fruta ainda não está madura. Por outro lado, se estiver amarelada e soltando líquido, significa que está madura demais (e até passou do melhor ponto para consumo).