Um único banho no horário mais quente do dia (no começo da tarde) é uma boa pedida, porque a criança não sentirá frio quando ficar sem roupa. A água quente (que deve ficar em torno de 36,5 a 37 graus) também aquece para enfrentar as temperaturas mais baixas a partir do fim da tarde.
Não há um limite recomendado de banhos no bebê, por dia Normalmente, um banho por dia é o suficiente para manter o bebê limpo. Mas, com o calor, não há problema em dar dois banhos. Neste caso, o segundo pode ser dado apenas com água para não ressecar a pele do pequeno.
Não existe, portanto, um limite para o número de banhos. A enfermeira neonatologista Ana Paula Campos, do Hospital Israelita Albert Einstein (SP), conta que, em geral, um por dia é o suficiente. “Mas, se estiver calor ou o cocô vazar da fralda, pode ser uma boa ideia repeti-lo”, diz.
O banho pode durar até 15 minutos - só não vale esquecer do desperdício de água. O ideal é criar o hábito de tomar banho sempre antes das refeições ou antes de dormir.
Conforme o bebê cresce, é preciso tomar novos cuidados. Agora que o seu bebê está mais grandinho, ele começará a aproveitar melhor a hora de tomar banho. A partir dos seis meses, já segura os brinquedos com as mãozinhas e pode fazer bastante bagunça. Portanto, o cuidado na banheira deve ser redobrado.
Não existe uma regra exata de quanto tempo depois de mamar o bebê pode tomar banho. A recomendação, é que se espere pelo menos uma hora depois da mamada para colocar a criança no banho. Depois desse tempo, teoricamente o estômago já está mais vazio.
Saiba como dar um banho terapêutico no bebê
6 dicas para dar um banho relaxante no bebê
Não coloque álcool na água do banho, que deve ser filtrada. "A pele do bebê o absorve e pode causar intoxicação alcoólica, deixando-o hipoativo."
R: Sim. Você pode utilizar de 2 a 3 sachês de chá para 500ml de água. Porém o mais indicado para a pele do bebê é sempre a planta natural, que não foi processada industrialmente.
Material: água fervida e 1 a 2 sachê de camomila. Modo de fazer: despeje na banheira a água junto com o sachê, acrescente um pouco de água fria para o banho ficar morno, tire o sachê e descarte no lixo. Feito isso, dê o banho no bebê normalmente e coloque uma roupa clara.
A temperatura deve se ajustar à estação do ano, mas varia em torno de 36 ou 37 graus. Para encher a banheira, primeiro deve ser colocada a água fria e depois a quente, até atingir a temperatura ideal.
Pois, a sucção excessiva no vapor pode produzir efeitos opostos e causar vermelhidão na pele. Portanto, não exagere. Se você estiver na banheira, adicione 10 gotas de óleo essencial de eucalipto ou coloque o buquê na torneira para aproveitar a experiência refrescante e calmante.
Mesmo sendo um ótimo remédio caseiro para tratar doenças respiratórias, a inalação de folhas de eucalipto não deve ser usada por crianças com menos de 12 anos, pois pode levar a alergias e causar falta de ar.
Faça uma inalação com 1 litro de água fervente sobre 6 ou 8 folhas de eucalipto. Aspire o vapor duas vezes ao dia. O chá é usado para abaixar a febre e combater dores de ciático e gota. Também alivia crises de reumatismo e estimula as defesas.
Cozinhe as folhas de eucalipto (ao vapor, de preferência) e assim que amolecerem utilize-as como cataplasma sobre a área afetada pela dor (onde tem início a dor). Para manter o calor das folhas por mais tempo coloque uma toalha morna por cima das folhas.
Para preparar o chá de maneira correta, coloque o equivalente a uma colher de sopa de folhas picadas de eucalipto em uma xícara e complete com água fervente. Depois de alguns minutos, quando a temperatura da água estiver mais morna, peneire a bebida e ela estará pronta para ser consumida.