Na maioria das vezes, os cistos não necessitam de nenhum tratamento. Com exceção dos casos em que há dor ou desconforto da paciente, quando é possível fazer uma punção com agulha fina, no próprio consultório, para retirada do líquido acumulado.
O cisto na mama, também conhecido por cisto mamário, é uma alteração quase sempre benigna que aparece na maior parte das mulheres, entre os 15 e os 50 anos de idade. A maioria dos cistos de mama são do tipo simples e, por isso, são preenchidos apenas por líquido, não trazendo qualquer perigo para a saúde.
São três os tipos existes de cisto: oleoso, hemático ou sérico, variando conforme o tipo de líquido que apresenta internamente. A principal diferença para distingui-lo de um tumor é sua consistência, que sempre será líquida. Em geral, lesões malignas são sólidas.
A principal diferença entre o cisto e o nódulo mamário está no fato de o cisto ser oco, ou melhor, preenchido por líquido. Mesmo com todas as outras características similares, como forma e tamanho, seu interior é oco e pode ser preenchido parcialmente por algum líquido, como sangue e outros fluidos.
Os principais tipos de biópsias para diagnóstico do câncer de mama são: Punção aspirativa por agulha fina (PAAF). Esse procedimento consiste na remoção de uma amostra de células do tecido mamário suspeito para exame. Na PAAF é usada uma agulha mais fina acoplada a uma seringa para aspiração do tecido.
Também não é necessário jejum para realização das biópsias minimamente invasivas, pelo contrário, a recomendação é realizar uma refeição leve antes do procedimento. Quanto ao repouso, é recomendado por algumas horas tanto antes quanto depois da biópsia para evitar a formação de hematomas.
A punção/biópsia aspirativa é feita com agulha inserida no local exato de onde se deseja retirar a amostra. Muitas vezes o médico localiza o ponto de interesse com auxílio de exames de imagem, ultrassom ou ressonância magnética.
Para lesões (nódulos) palpáveis de mama, podem ser feitos os seguintes tipos de biópsia:
Regra geral, a biópsia da mama demora cerca de 15 a 20 minutos se for guiada por ecografia. Se o exame for guiado por estereotaxia possui uma duração superior, podendo ir de 30 minutos a uma hora em alguns casos.
Se for a core biopsy, em que se retiram fatias do nodulo, com 95 por cento de sensibilidade e de especificidade, guiado por ultrassom ou por estereotaxia, nao ha necessidade de repouso, devendo-se aplicar bolsa de gelo por 3dias e usar um soutien apertado para nao formar hematoma.
É um procedimento indolor e que pode demorar entre dois a três minutos. Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF) – esse procedimento é mais direcionado à investigação de pacientes com massas.