A fava apresenta altíssimo valor nutricional e propriedades importantes por ser fonte de proteínas e fibras, além de conter ferro, manganês, ácido fólico e vitaminas A, B e C.
Modo de Preparo
As favas podem ser fritas e consumidas como snack na versão com sal ou então na versão com sal e piri-piri. O facto de serem fritas e estarem carregadas de sal faz com que não seja a melhor opção para consumir as favas, mas o seu sabor e a sua textura crocante tornam-nas um snack (quase) irresistível…
Como plantar Fava
A colheita das vagens começa de 85 a 240 dias após a semeadura, variando conforme a estação do ano em que a fava é plantada, o clima da região e a cultivar plantada. Embora as sementes sejam mais apreciadas, as vagens tenras e as pontas dos ramos também podem ser cozidas e consumidas.
A regra mais básica é assim: entre a lua minguante e a nova deve ser plantado tudo o que dá abaixo do solo (raízes, tubérculos, rizomas e bulbos comestíveis) e, entre a lua crescente e a cheia deve-se plantar tudo o que dá acima do solo (folhas, flores e frutos comestíveis).
Fase em que a lua exerce influência muito boa sobre as plantas, nessa fase a seiva está presente em maior quantidade no caule, nos ramos e nas folhas. Fase boa para plantar tomate, jiló, quiabo, berinjela, pepino, abóbora, milho, arroz, e feijão e outras. ... Além das hortaliças esta fase é ótima para o plantio de flores.
É indicada a semeadura desse tipo de cultivar entre abril e maio e seu transplante para os canteiros entre junho e julho. Já as cultivares de dias longos precisam de mais luz e formam bulbo quando a luz do dia dura de 13 a 16 horas.
Na Lua Minguante deve iniciar-se o plantio de plantas de raízes, como a beterraba, cenoura, cebola, batata… Colher as raízes e vagens pois a planta encontra-se com menos seiva o que facilita a cozedura. Colher o milho, abóbora e outros para armazenamento, porque resiste mais ao ataque do caruncho.
É preciso ter uma terra fértil, aerada e bastante úmida. Regue diariamente a terra até começar a brotar. Depois que você vê que o broto começou a aparecer, é necessário manter a terra úmida e o vaso com luz solar por pelo menos 7 horas por dia.
No esquema que se segue (Figura 2) estão representadas as fases de crescimento vegetativo da cebola. Os números referem-se ao número aproximado de dias do semeio, considerando cultivares com ciclo vegetativo em torno de 135 dias.
Como Plantar Cebola. Como para as demais hortaliças cultivadas a campo no Brasil, o período de março a novembro concentra a maior parte da produção de cebola nas principais regiões produtoras.
A germinação ocorre em, aproximadamente, uma ou duas semanas. A semeadura geralmente é feita em sementeiras e o transplante das mudas para o local definitivo ocorre entre 40 e 60 dias. Então, os pequenos bulbos são plantados diretamente no local definitivo, a uma profundidade de 2 ou 3 cm.
Reprodução por germinação dos bulbos Para reproduzir a cebola pelo bulbo basta replantar a base de toda cebola que você for usar no refogado – quero dizer, corte fora a parte de baixo de cada bulbo, de onde saem as raízes, e enterre na terra – fértil, aerada e úmida – regando até que comece a brotar.
Quando a folhagem verde da planta de cebola ficar caída para o lado e ficar amarela ou marrom, é um bom sinal de que a cebola está pronta para colher. Solte a terra em volta da cebola. Com cuidado, use uma pá para cavar um círculo de 2,5 cm em volta do bulbo. Cave em volta e abaixo do bulbo e separe a raiz da cebola.
Recomenda-se que a colheita da cebola seja feita quando 40 a 70% das folhas estejam amarelecidas ou secas, o que é normalmente acompanhado por uma porcentagem maior de plantas estaladas. ... As produtividades são maiores quando as plantas são colhidas com as folhas totalmente secas.
O processo é bem simples e consiste apenas em tirar a casca da cebola, cortar e colocar a parte com as raízes na água, mas antes de chegarmos a essa parte prática é bom explicar algumas questões sobre o corte.
Método 1 de 3: Semeie a cebola roxa em um ambiente fechado usando uma bandeja para sementes ou um recipiente pequeno. Dê 2,5 cm de espaço entre as sementes se for usar um recipiente. Coloque a semente na terra e cubra com uma camada fina de composto orgânico. Regue as sementes imediatamente.
Se você não tem perspectiva de replantar em local mais adequado, deixe os miolos no vaso mesmo ou numa jardineira e vá usando as folhas como cebolinha. Se der broto, coma os brotos também. Elas crescem rapidamente, desvestindo-se dos vestígios de cebola.
Que história é essa?” Calma, a gente explica: a casca da cebola é rica em uma substância chamada quercetina, que é muito benéfica para a saúde. Essa substância tem propriedades antivirais e anti-inflamatórias. Ela ajuda a combater inflamações e a reduzir o colesterol.
Para remover o broto, corte a cebola longitudinalmente ao meio e arranque-o. Você também pode colocar a cebola em uma panela pequena com água, com a raiz virada para baixo para estimular ainda mais a germinação. Corte fora os brotos continuamente, à medida que crescem e use-os em saladas frescas.
A cebola verde (cebolinha, cebolinha e cebolinha) é Allium fistulosum (ou, em casos incomuns, Allium cepa), e a cebolinha é Allium schoenoprasum. Então, são espécies diferentes. ... Cebolinha parece ter um sabor mais gramíneo. Nem todo tipo de cebola verde, mesmo da mesma espécie, tem o mesmo gosto.
Salsinha. A salsinha normalmente é usada em conjunto com a cebolinha e ambas as ervas são indicadas para quase todos os pratos, principalmente no preparo de carnes brancas.
Tenha em mente que a cebolinha é muito parecida com a folha da cebola. Ela deve ser usada em preparações quentes, podendo ser considerado um tempero de sabor marcante como a cebola, se usado em quantidades para tanto. ... Já a salsinha possui um aroma bem mais fresco, arbóreo, porém mais aromático também que a cebolinha.
Use tesouras para cortar as cebolinhas, começando pelo lado de fora da planta até o meio. Corte as cebolinhas a 5 cm da base da planta, pois isso estimulará mais a cebolinha crescer e engrossar para você colher mais. Não colha a planta inteira de uma só vez; cortar todas as folhas não permitirá futuros crescimentos.
Pegue a muda e para evitar que ela desidrate corte a folha da planta. Esse não é um passo obrigatório, mas vai ajudar a planta a crescer com maior vigor. Além das folhas é também recomendável que corte um pouco das raízes, isso vai estimular o crescimento de novas raízes de forma rápida e vigorosa.
ha-1 de fosfato natural. Portanto, para atender as recomendações indicadas pela análise de solo neste exemplo, para o plantio de um hectare de cebola devemos aplicar uma mistura contendo 2.
Aqui, o melhor é plantar na lua nova. Nessa fase, a seiva, que é considerada o sangue da planta, concentra-se mais no caule, para, na sequência, seguir em direção aos ramos.