Ligamentos são cordões fibrosos resistentes compostos por tecido conjuntivo que contém fibras elásticas e de colágeno. As fibras elásticas permitem que os ligamentos se alonguem até certo ponto. Os ligamentos ficam ao redor das articulações e as mantêm juntas.
Tipos de Ligamentos
Os ligamentos são estruturas especializadas que ligam os ossos entre si, promovendo estabilidade das articulações, e servem de guia para o movimento articular. São peças de tecido conjuntivo denso compostas por fibras colágenas que fornecem alta resistência à tração (BENJAMIN & RALPHS, 1997).
Basicamente, os tendões ligam os músculos aos ossos e são responsáveis pelos movimentos articulares. Já os ligamentos conectam os ossos entre si, e são responsáveis pela estabilidade articular.
Os tendões estabelecem a ligação entre músculos e ossos e transferem a força para o esqueleto. São compostos por fibras de tecido conjuntivo de colagénio, as quais têm pregas quando não estão em esforço e permitem um amortecimento da transferência de força para os ossos.
Além disso, o tendão proporciona estabilidade às juntas (encontro entre dois ossos) das articulações do corpo. Observe que existem tendões em quase todas as articulações humanas, desde pescoço, braços, mãos, pés, tornozelos, ombros, cotovelos, etc.
O tecido conjuntivo que forma o tendão calcâneo é o Tecido conjuntivo denso modelado.
O repouso e o uso de anti-inflamatórios controlam a dor e a inflamação. Pode ser importante um período de imobilização. A fisioterapia ajuda a recuperar a flexibilidade e a força da região do ombro. A cirurgia raramente é necessária numa rotura do tendão longo.
Tratamento. Gelo e compressão com uso de luvas deve começar o mais rápido possível. AINEs e analgésicos são prescritos conforme necessário e muletas podem ser necessárias inicialmente, se houver dor ao andar. Assim que a dor começar a passar, os pacientes devem começar exercícios de alongamento dos músculos.
Como é feito o tratamento O tratamento para a inflamação do tendão de Aquiles geralmente é feito com uso de compressas de gelo no local da dor, durante 20 minutos, de 3 a 4 vezes por dia, repouso das atividades e uso de sapato fechado, confortável e sem salto, como um tênis, por exemplo.
A entesopatia do tendão calcâneo é a dor onde o tendão se liga à parte de trás do osso do calcanhar. As pessoas geralmente sentem dor na parte de trás do calcanhar ao andar.
É uma calcificação que acomete os tendões dos músculos glúteos na inserção (junção) deles com o osso (grande trocanter). Pode levar a um processo inflamatório local e causar dor. O tratamento é não cirúrgico e inclui medidas como: medicações analgésicas e anti-inflamatórios, fisioterapia, dentre outras.
O diagnóstico de entesopatia significa alteração devido a processo inflamatório crônico no seu tendão do quadríceps. Isso ocorre, entre outros fatores, por um desequilíbrio muscular do seu membro inferior. Muitas vezes existe fraqueza do quadríceps.
Fisioterapia, exercícios de alongamento, massagens são medidas bem-vindas no tratamento do esporão do calcâneo. Há casos, porém, em que a indicação por um médico de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios se faz absolutamente necessária.
O entesófito consiste numa calcificação óssea que surge no local onde o tendão se insere no osso, o que geralmente acontece na região do calcanhar, dando origem a um "esporão do calcanhar", como é conhecido popularmente.
Resposta: Caro Edson, Entesófito é uma saliência óssea na origem ou inserção de um tendão. No seu caso, no pólo superior da patela, que é o local de inserção do tendão quadríceps. Na maioria dos casos esta alteração não produz sintomas.
Significado de Endopatia substantivo feminino [Medicina] Estudo e tratamento de causas morbígenas internas. Etimologia (origem da palavra endopatia). Endo + pato + ia.
Reflexo aquileu é um reflexo que ocorre quando o tendão de Aquiles (também conhecido como tendão calcâneo) é percutido enquanto o pé está em flexão plantar. Um resultado positivo ocorre quando o pé se move em direção à sua superfície dorsal.
A ruptura do tendão de Aquiles (calcanhar) é uma lesão que afeta a parte de trás da perna e ocorre mais comumente em pessoas que praticam esportes de impacto. A lesão é geralmente seguida por dor extrema e uma incapacidade de utilizar a metade inferior da perna, até mesmo para andar.
O tendão calcâneo ou tendão de Aquiles é um dos mais importantes e resistentes tendões do corpo. Ele é formado pela união dos músculos gastrocnêmio e sóleo (tríceps sural), com inserção no osso calcâneo.
Cirurgia Nela o médico faz um pequeno corte na pele sobre o tendão, para colocar os pontos que unem o tendão. Após a cirurgia, é necessário manter o repouso da perna durante, pelo menos, uma semana tendo especial atenção para manter a perna sempre elevada acima do nível do coração para aliviar o inchaço e a dor.