A lagarta venenosa denominada Lonomia obliqua pertence a um gênero de lagarta espinhosa. O contato com suas cerdas pode produzir um acidente hemorrágico sistêmico e, às vezes, fatal.
É no ápice das cerdas que recobrem o dorso das lagartas-de-fogo que se encontra a glândula responsável pela produção de seu veneno, um coquetel de toxinas que em contato com a pele humana pode causar sérios problemas de saúde e, em casos extremos, matar.
Muitos devem pensar que todas as lagartas queimam, mas na verdade nenhuma queima, elas tem uma pelo, melhor chamado de cerdas, que quando você encosta solta um 'acido' que da impressão de queimadura, e essas são chamadas de taturanas, e sabiam que as taturanas não viram borboleta…. elas viram mariposas.
“É importante manter sempre a calma, lavar o local da queimadura com água e sabão, aplicar compressas de água fria e vir para atendimento médico o mais breve possível”, pontua. Entre os sintomas, Gislaine destaca dor e irritação local, equimoses e hematomas (manchas escuras) devido à hemorragia.
Em casos leves o tratamento é à base de anti-histamínicos. Sempre que encostar em uma taturana, lave com água e sabão o mais rápido possível e procure atendimento médico.
Na fase de larva, os holometábolos (animais que têm metamorfose completa) apresentam formas variadas. Os grandes grupos de insetos holometábolos são: coleópteros (besouros), hinenópteros (formigas), lepidópteros (borboletas e mariposas), dípteros (moscas e mosquitos).
Sim toda lagarta deve virar uma borboleta. E sabia que ela passa por vários estágios? São eles, ovo, lagarta, pupa e, por fim, borboleta.
Significado de Mandruvá substantivo masculino Marandová. Etimologia (origem da palavra mandruvá). Do tupi marandouá com metát e síncope.
lagarta
7 animais que se transformam ao longo da vida
Besouros, borboletas, moscas e vespas estão entre os insetos que passam pelas quatro fases da metamorfose. Alguns insetos, como gafanhotos e cupins, passam por menos fases. A metamorfose também ocorre com os anfíbios. Um sapo, por exemplo, começa a vida como girino, de corpo oval e curto, com cauda e sem patas.