ISO 27001: padrão internacional em segurança da informação.
O principal objetivo da ISO 27002 é estabelecer diretrizes e princípios gerais para iniciar, implementar, manter e melhorar a gestão de segurança da informação em uma organização. Isso também inclui a seleção, a implementação e o gerenciamento de controles, levando em conta os ambientes de risco encontrados na empresa.
As diferenças entre os controles na ISO 27002 e ISO 27001 6.
A ISO/IEC 17025 é uma norma técnica internacional, publicada pela International Organization of Standardization (ISO) em conjunto com a International Electrotechnical Commission (IEC), que rege os sistemas de gestão da qualidade para laboratórios de ensaio e calibração.
A ISO 27001 é uma norma definida pelo órgão internacional de padrões técnicos (ISO) para descrever como deve ser o gerenciamento da segurança da informação em uma empresa, com a finalidade de combate a possíveis ameaças. O foco está em conseguir confidencialidade, integridade e disponibilidade de informações.
A ISO / IEC 27001 é dividia em 11 seções e Anexo A, onde as seções de 0 a 3 são introdutórias (e não são obrigatórias para a implementação), enquanto as seções de 4 a 10 são obrigatórias – significando que todos os seus requisitos devem ser implementados em uma organização se ela quer estar em conformidade com a norma.
Para que a segurança da informação de uma empresa possa garantir a privacidade dos dados, prevenir ataques e atuar de forma estratégica dentro do negócio como um todo, é fundamental ter processos fortes e bem estruturados.
Entenda melhor cada um deles a seguir!
Um Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI) é uma ferramenta corporativa para abordagem organizacional da questão. Implementá-lo significa adotar estratégias, políticas, planos, controles, medidas e diversos outros mecanismos de gestão. Sua estrutura pode ser elaborada de acordo com a norma ISO 27001.
Embora existam muitas maneiras que a melhoria contínua pode ser planejada dentro de um SGA, dois dos principais processos identificados nos requisitos da norma ISO 14001 são o uso de objetivos ambientais e pensamento baseado em risco. ... Uma meta de redução de 35% no prazo de 6 meses é definida para este objetivo.
“Sistema de gestão integrada (SGI) é um software que organiza todas as operações de um negócio, promovendo a comunicação e garantindo que os processos sejam colocados em prática, independente do setor da empresa.”
Para integrar sistemas de gestão é preciso:
A gestão integrada pode ser compreendida como a gestão unificada de todos os departamentos da empresa. Ela é possível por meio de um sistema que integra os dados e processos das diferentes áreas e disponibiliza as informações mais relevantes em um único ambiente.
No longo prazo, a adoção de um sistema de gestão integrado melhora toda a cadeia operacional de um empreendimento. O fluxo de trabalho de todos os profissionais será mais integrado, o que diminui erros e facilita a automatização de rotinas.
O SGI é um sistema de gestão integrado que serve para consolidar todos os processos de negócios em um único ambiente de gerenciamento. Por isso, consiste em uma solução com várias vantagens, a qual contribui para a eficiência operacional.
A gestão empresarial integrada traz uma visão mais abrangente do negócio. Ela exige que o empreendedor ou gestor entenda como os diversos setores da empresa interagem e também como a empresa se relaciona com o mercado, a concorrência, os stakeholders (clientes, fornecedores, parceiros, funcionários).
Gestão integrada é um processo administrativo que permite ao gestor enxergar a organização como um todo. Por meio dela, é possível implantar políticas e alcançar metas de maneira muito mais eficiente.
Em se tratando de gestão empresarial, o gestor é o profissional que trabalha exclusivamente em meios corporativos. Ele, basicamente, irá otimizar processos e agir como um facilitador na equipe, delegando tarefas, auxiliando os colaboradores, organizando cronogramas, objetivos e metas.