A orientação norte recebe a maior parte da insolação diária. A leste recebe o sol da manhã. A sul recebe a luz mais fraca. A oeste tem o impacto mais forte, principalmente no período da tarde.
O ideal é os quartos estarem posicionados na face leste. Isso contribuirá tanto para que recebam o agradável sol da manhã, como evitará o superaquecimento à tarde. Já para a orientação oeste devem ser direcionados os cômodos de pequena e média permanência, tais como as áreas de serviço, depósitos e garagem.
Você sabe a orientação. Nesse sentido, o que o corretor precisa saber basicamente é que no Brasil (hemisfério sul), enquanto um imóvel com fachada leste recebe sol pela manhã, um outro com fachada oeste tem sol pela tarde. Nos imóveis com fachada norte, o sol aparece o dia inteiro (inclusive no inverno).
Utilize proteção solar no sentido vertical junto às fachadas leste e oeste. A proteção solar das fachadas leste e oeste deve ser feita por elementos verticais, como os utilizados no edifício abaixo projetado por Kengo Kuma.
Para proteção da fachada norte e sul, incluindo os horários em que o sol está mais baixo, o ideal é uma combinação de proteções horizontais e verticais. O elemento de proteção solar horizontal mais comum é o beiral da própria cobertura da edificação.
Os brises barram a incidência da radiação solar antes que ela atinja a fachada e, consequentemente, o ambiente interno, reduzindo o calor recebido. ... É um elemento de uso externo às fachadas.
Os brises são elementos arquitetônicos cuja função primordial é bloquear a incidência da insolação direta nas aberturas das obras. “Dessa forma, servem para diminuir o ganho de calor e o excesso de luz proveniente do Sol e do céu.
Brise metálico é um tipo de produto arquitetônico cujo a função é impedir a incidência direta da radiação solar, protegendo dessa forma o interior dos locais onde ele é aplicado.
É preciso saber que no Brasil (hemisfério sul), enquanto um imóvel com fachada leste recebe sol pela manhã, um outro com fachada oeste tem sol pela tarde. Nos imóveis com fachada norte, o sol aparece o dia inteiro (inclusive no inverno). Por fim, o sol não dá as caras na face sul.
Utilizando-se da informação de que o Sol nasce sempre a leste e se põe a oeste, pode-se descobrir o norte estendendo-se o braço direito na direção do sol nascente (leste) e o braço esquerdo na direção do sol poente (oeste).
Gire seu mapa até que esta letra N fique posicionada do lado direito, como mostrado na imagem ao lado. e, na barra de ferramentas que aparecer, utilize as setas para avançar até horário do pôr-do-sol (ou voltar, se for o caso).
O Sun Surveyor Lite tira o mistério das horas do nascer do sol, do pôr-do-sol e da magia, ajudando os fotógrafos e cineastas a explorar os melhores locais, planejar efetivamente e obter o tiro perfeito.
Levante o seu braço esquerdo e nesse sentido estará o Oeste. À sua frente você encontrará o Norte. Atrás de você estará o Sul. Norte, Sul, Leste e Oeste são os pontos cardeais, que nos orientam.
Norte (N): o lado que fica a sua frente ao estender o braço direito na direção em que o sol nasce. Sul (S): o lado que fica em suas costas ao estender o braço direito na direção em que o sol nasce.
Você precisa esticar seu braço direito para a direção em que o Sol nasce. Chamamos essa posição de nascente. Logo após identificá-la, você terá encontrado o ponto leste (L). Em seguida, estique o braço esquerdo para a outra direção e você encontrará o ponto oeste (O).
nordeste (NE), entre o norte e o leste; sudeste (SE), entre o sul e o leste; sudoeste (SO), entre o sul e o oeste; noroeste (NO), entre o norte e o oeste.