As expedições exploradoras vinham ao litoral brasileiro com a finalidade de mapear suas potencialidades e fazer um reconhecimento geográfico e antropológico da terra e de seus habitantes, os índios.
Em 1530, veio ao Brasil uma expedição chefiada por Martim Afonso de Sousa. ... Em 1532 fundou a vila de São Vicente, a primeira do Brasil e iniciou a cultura da cana-de-açúcar. Em 1533, Martim Afonso de Sousa voltou para Portugal.
Expedição de Gonçalo Coelho : Foi responsável pelas expedições financiadas pela coroa Portuguesa, para explorar a costa Brasileira e seu interioro em 1503, em busca de especiarias e metais preciosos (Prata, ouro,etc). ... tinha a finalidade de achar metais preciosos e especiarias.
Comandou as duas primeiras expedições exploratórias das terras descobertas que cabiam ao Reino de Portugal pelo Tratado de Tordesilhas, em 1501-02 e 1503-04, as duas acompanhado de Américo Vespúcio.
Resposta. O primeiro e principal objetivo de expedições colonizadoras era expandir a economia europeia, que na época estava em crise. Eles procuravam ouro, outros metais e pedras preciosas, especiarias e fundavam pequenos povoados para garantir a ocupação.
João III (“O Colonizador”), a enviou para o Brasil com o PRINCIPAL OBJETIVO: Colonizar a recém-descoberta colônia. A expedição era composta por cerca de 400 homens (colonos e tripulantes), que trouxeram sementes de cana-de-açúcar, instrumentos agrícolas, mudas de plantas e animais domesticados.
Em 1530, o rei de Portugal D. João III resolveu dar início a colonização do Brasil, fixando pessoas no território colonial. A diminuição dos lucros com a exploração do pau-brasil e as constantes presenças de estrangeiros no litoral brasileiro preocupou o monarca português.
Resposta. Resposta: A colonização portuguesa no Brasil se efetivou a partir da exploração, povoamento, extermínio e conquista dos povos indígenas (povoadores) e das novas terras. ... Já os termos explorar, povoar remete-se à exploração e povoamento do novo território (América).
O processo de colonização do Brasil foi conseqüência do já desenvolvido processo de expansão marítima realizado pelos portugueses. Durante o século XV, os portugueses ocuparam regiões estratégicas da Ásia e da África que poderiam ser utilizadas como foco de expansão comercial.
Portugal iniciou a colonização do Brasil por duas principais razões: a possibilidade de invasão do território por outras potências europeias (em especial a França, que por duas vezes tentou estabelecer colônia no território brasileiro) e na busca por oportunidades comerciais.
Um dois principais fatores foi o comércio, pois com as especiarias e depois com o pau-brasil o lucro de Portugal multiplicou grandiosamente. O outro grande motivo e talvez o mais fundamental, foi ocupar para reafirmar aos seus concorrentes, em principal os franceses, que a coroa Portuguesa era proprietária do lugar.
O ano de 1530 marca o início da colonização do Brasil. O lucrativo comércio de especiarias do Oriente mostrava-se deficitário, em razão dos altos custos militares que garantiam o monopólio português nas Índias.
Resposta. Pq na epoca do descobrimento do Brasil no mundo imperava o Mercantilismo. Por esses dois motivos portugal não colonizou o Brasil logo após o descobrimento. Só colonizou depois de 30 anos do descobrimento.
O propósito da colonização era múltiplo: procurava-se garantir o aumento das riquezas nações; esperava-se encontrar novos povos para serem convertidos ao cristianismo; se tentava encontrar novas rotas para se chegar a territórios conhecidos e desconhecidos.