c) Sintagma adjetival – tem como núcleo um adjetivo e pode ser núcleo do adjunto adnominal, do predicativo do sujeito e do predicativo do objeto.
Tipos de sintagmas
Há de se constatar que quando o núcleo é um nome ou um pronome (nos exemplos em questão, respectivamente, “o garoto”; “meu amigo”; “a virtude” e “os alunos”), estamos diante de um sintagma nominal (SN).
Nesse sentido, esse núcleo representa o termo determinante; e os demais elementos que o acompanham, os termos determinados (“o” e “esforçado”), ou seja, subordinados a uma palavra principal, que por sua vez é o núcleo. Dessa forma, podemos conceituar o sintagma como o conjunto de palavras subordinadas a esse núcleo.
Significado de Sintagma substantivo masculino Linguística Combinação de duas formas ou unidades linguísticas elementares em que uma, funcionando como determinante, cria um elo de subordinação com outra, dita determinada: sintagma lexical, locucional, nominal, verbal, oracional etc.
Determinantes é o plural de determinante. O mesmo que: causas, complementos, decisivos, definitivos, motivos, razões, terminantes.
De acordo com a Lei Orgânica da Saúde, os fatores determinante e condicionantes de saúde são: a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o aceso aos bens e serviços essenciais para a saúde.