O lúdico é subjetivo, permitindo-se assim, fazer relação com o processo de ensino aprendizagem. ... Paulo Freire diz: “Que ensinar não é transferir conhecimentos, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção” (2001, p. 52).
O lúdico promove na educação infantil uma pratica educacional conhecimento de mundo, oralidade, pensamento e sentido. ... Os jogos ensinam os conteúdos através de regras, pois possibilita a exploração do ambiente a sua volta, os jogos proporcionam aprendizagem maneira prazerosa e significativa assim agrega conhecimentos.
O professor desempenha um papel fundamental antes, durante e após a partida. Como o tempo de aula é normalmente curto, é importante uma rápida separação dos grupos e uma explicação clara das regras do jogo. ...
- Organizar e estruturar o espaço de forma a instigar na criança a necessidade de brincar, além de facilitar a seleção das brincadeiras. -Desenvolver nos jogos de regras atitudes cooperativas entre as crianças, enfatizando que o mais importante é participar das brincadeiras e dos jogos.
A partir dos 12 meses, os bebês já estão aptos a fazer algumas brincadeiras simples de faz de conta, como fingir comer, beber ou dormir. Eles tendem a usar brinquedos que pareçam bastante realistas, como uma colher de brinquedo ou objetos de verdade, como uma colher real.