Durabilidade. O que não mudou nos carros a diesel foi a durabilidade dos motores. “Hoje, um motor a combustão bem cuidado chega a 250 mil km e o diesel passa dos 400 mil km facilmente, se for bem cuidado”, afirma Anderson.
Quais são as vantagens do diesel? A tecnologia a diesel é mais moderna, com altas taxas de compressão, que permitem maior aproveitamento da potência do motor e injeção direta de combustível. As principais vantagens do diesel são o baixo consumo e a capacidade de acelerações mais fortes.
Um carro a diesel costuma oferecer maior desempenho, menor consumo de combustível e maior robustez. ... Por outro lado, ele é bem mais caro que uma versão equivalente com motor flex e os custos também são mais elevados.
V6 turbodiesel levou a melhor sobre o 6.
O diesel é indicado para veículos mais pesados porque auxilia o motor a gerar um torque mais forte. Desta forma, uma subida é encarada com muito mais facilidade com esse tipo de combustível, independentemente do porte do veículo.
No Brasil não existe carros a passeio com motor a diesel porque tem uma lei que proíbe a comercialização desse tipo de veículo com essa configuração. A portaria MIC nº. 346, de 19 de novembro de 1976 é a que proíbe o comércio de veículos de passeio de passageiro à movidos a diesel.
Isso acontece porque o motor movido a diesel funciona de forma diferente do que recebe gasolina ou etanol. ... Ou seja, número comparável apenas a automóveis híbridos, que combinam um motor à combustão e um elétrico. Desse modo, o motorista gasta menos com o abastecimento.
Os gases provenientes da exaustão de motores a diesel são constituídos por uma mistura de compostos gasosos (tais como monóxido de carbono e dióxido de nitrogênio) e material particulado (carbono, enxofre, nitrogênio, entre outros) que, ao serem inalados, podem provocar o desenvolvimento de doenças.
Dentre as principais fontes de emissão de poluentes, podemos destacar as indústrias, a queima de lixo, os veículos automotores e aviões. ... As fontes de emissão de poluentes podem ser classificadas em móveis ou fixas.
O catalisador, dispositivo usado para reduzir a toxicidade das emissões dos gases de escape dos motores de combustão interna, é capaz de reduzir mais de 90% dos hidrocarbonetos (HC), dos monóxidos de carbono (CO) e dos óxidos de nitrogênio (NOx) produzidos pelos motores a combustão.
Seguindo regras simples, o condutor pode evitar danos ao meio ambiente e, ao mesmo tempo, dirigir com mais economia: - Manter o motor bem regulado. Além de proporcionar uma economia de cerca de 10% no consumo de combustível, evita a emissão excessiva de gases nocivos na atmosfera.
5) Qual o elemento que interfere de forma ativa no trânsito? O veículo.
Os impactos mais conhecidos pela emissão de gases poluentes são o aquecimento global e o efeito estufa. Contudo, outros também são verificados, como o efeito smog, que acontece quando há diminuição significativa da visibilidade, e a chuva ácida, que provoca sérias alterações no solo, nas águas e na vegetação.
Problemas causados pela relação inconsequente entre veículos automotores e o meio ambiente
Efeitos da poluição do ar na saúde humana
Além da poluição e acidentes, o carro acarreta a imobilidade, levando ao desenvolvimento de obesidade, que por sua vez é um grande risco para as doenças cardíacas, estresse, depressão, distúrbios de ansiedade, estes últimos agravados pelo ruído.
A gasolina, além de ser derivada do petróleo, lança na atmosfera gases que prejudicam a saúde humana e o meio ambiente, pois não há um motor que faz a combustão de forma correta. ... Mas o álcool também polui, é verdade que em menor proporção que a gasolina, mas não pode ser classificado como não-poluente.
O uso de combustíveis fósseis está associado a problemas ambientais, como emissão de gases poluentes à atmosfera. - Possuem elevada eficiência energética quando comparados a outros tipos de energia, produzindo quantidades significativas por unidade de peso.
etanol
Os poluentes mais comuns gerados pelo escapamento de um carro incluem: óxidos de nitrogênio (NOx) - o nitrogênio e o oxigênio no ar se combinam de várias maneiras; monóxido de carbono (CO) - produto típico dos motores de combustão interna, é formado porque a combustão é incompleta.
Diesel
Em alguns casos, só o avião salva – e ele não é lá muito amigo do meio ambiente. Em compensação, na maioria das vezes, é possível optar por transportes menos poluentes....Transporte sustentável: como escolher?
Outro alternativa ao petróleo, conhecido e usado desde a Segunda Guerra Mundial é a gasolina sintética ou nafta sintética, que pode ser utilizada tanto como combustível como matéria prima petroquímica na obtenção de plásticos e outros produtos da cadeia de transformação de petróleo.
Se a última gota fosse extraída amanhã, sem aviso prévio, o mundo entraria num caos absoluto, tal a dependência dos transportes, pessoais e coletivos e das redes de distribuição de produtos, alimentares e não só, dos combustíveis fabricados a partir petróleo refinado.
Na minha opinião, quando o petróleo acabar, a humanidade poderá entrar numa numa era de energia limpa, barata e renovável, sem os males que o petróleo causa no mundo. ... Carros, ônibus, caminhões e tratores serão todos movidos a energia elétrica que são muito mais eficientes energeticamente que seus ancestrais à gasolina.
Resposta. Existem várias fontes de energia e de combustível além do petróleo, algumas como a energia eólica, a energia solar, etanol, o biodiesel, o hidrogênio e combustíveis sintéticos.