Também chamada de “Radiografia de mão e punho” é um exame realizado da mão do paciente abrangendo a região do punho onde o profissional tem por objetivo avaliar os ossos da região para um diagnóstico da idade e maturidade óssea da criança (idade fisiológica).
O crescimento praticamente termina ao redor de 14 anos para meninas e de 16 anos para meninos, mas o fator mais crítico para esta parada é a idade óssea (grau de maturidade dos ossos).
A idade até o qual uma pessoa cresce varia com diversos fatores, e pode ser medida de maneira aproximada com o exame de idade óssea. Normalmente, no entanto, o crescimento cessa entre 16 e 20 anos, quando ela atinge um equivalente a 18 anos de idade óssea.
A idade óssea é considerada atrasada quando há uma diferença de 1,5 a 2 anos em relação à idade cronológica.
o exame de idade óssea permite uma avaliação do estágio de crescimento de uma criança e da possível altura dela na idade adulta. trata-se de uma radiografia de mão e punho para determinar quanta cartilagem ainda existe nessa região.
O carpo é a porção proximal da mão, ou seja, o conjunto de ossos dos membros anteriores (ou das extremidades superiores, no homem) que articulam com os ossos do antebraço e com os do metacarpo, em todos os vertebrados que apresentam aqueles membros.