O próprio zigurate é a base sobre o qual o Templo Branco repousa, e sua função é trazer o templo mais próximo aos céus, de forma que pudesse prover acesso desde o solo até lá, por meio de degraus — a estrutura teria a função, portanto, de uma ponte entre os dois mundos.
O bem preservado zigurate de Ur (Templo da Lua), no Iraque. Essa construção foi a primeira do tipo a ser descoberta e teria sido erguida entre 2113 e 2096 a.C. por ordem do rei sumério Ur-Nammu. Detêm 21 metros de altura por 62,5 x 43 metros em suas bases.
Na cosmogonia mesopotâmica os zigurates representavam a ligação da terra com o céu. Formado pelo acúmulo de retângulos cada vez menores, os zigurates eram um tipo de pirâmide que aproximava o terreno, o comum, do céu, o divino, tendo em seu topo a entrada para os templos.
A forma dos zigurates era parecida com a de algumas pirâmides do Egito (como a de Saqqara), mas sua função era diferente. As pirâmides eram essencialmente túmulos. Os zigurates são construções de tijolo coroadas por um santuário e se parecem mais com os templos da América Central.
Resposta: Uma enorme contribuição cultural dos sumérios foi a criação do sistema de escrita cuneiforme, por volta de 4.