A estrutura a seguir é muito comum nas universidades do Brasil:
As etapas de uma monografia são: 1 - Determinação do tema-problema de trabalho: definir e delimitar o tema a ser tratado; levantar a problemática que envolve o tema; identificar o problema para o qual você busca resposta; fundamentar com clareza a resposta; formular as hipóteses.
Destes elementos, somente os que se encontram em negrito são obrigatórios. A capa deve conter o nome da instituição (opcional), autoria, título do trabalho, subtítulo, se houver, número do volume, local (cidade) e ano de depósito (entrega), dispostos nessa ordem.
Por isso, é necessário que se siga a seguinte ordem:
2 A divisão em capítulos Via de regra, qualquer monografia pode ser dividida em cinco capítulos: Capítulo 1 - Introdução Duas a três páginas. Após ler este capítulo, o leitor deve saber do que se trata o texto, e como o aluno se propõe a abordar o tema.
As dicas abaixo poderão dar uma luz para você escrever, mas lembre-se de ser breve e direto.
A equipe deverá entregar o trabalho finalizado a partir das normatizações de trabalhos acadêmicos com os seguintes itens: CAPA (Deve conter: Nome da Instituição, Curso, Nome dos alunos em ordem alfabética, Título, Disciplinas, Nomes dos Tutores presencial e a distância, Ano e Cidade) CONTRA CAPA (Nome dos alunos em ...
Escolha um assunto a partir de uma lista que lhe seja fornecida.
O artigo completo deve conter no mínimo 12 (doze) páginas e não deve exceder 15 (quinze) páginas, incluindo a bibliografia, os anexos, as notas, as tabelas e quadros. As margens (superior, inferior, lateral esquerda e lateral direita) devem ter 2,5 cm. O tamanho de página deve ser A4.