- Cuidado Seguro à Pessoa Idosa Hospitalizada; - Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa; - Estratégias de prevenção das principais síndromes geriátricas (queda, delirium, risco nutricional, lesão por pressão, broncoaspiração, contenção mecânica, imobilidade e iatrogenia medicamentosa);
São ações estratégicas do pacto visando a saúde do idoso: implantar a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, com informações relevantes sobre saúde, possibilitando melhor acompanhamento por parte dos trabalhadores de saúde; divulgar o Manual de Atenção Básica e Saúde para a Pessoa Idosa, principalmente entre os ...
8 dicas de prevenção de doenças nos idosos
O que é “envelhecimento ativo”? Envelhecimento ativo é o processo de otimização das oportunidades de saúde, participação e segurança, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas ficam mais velhas.
Envelhecimento Ativo Esse estilo de vida nada mais é do que realizar atividades físicas regulares, praticar ginástica cerebral para evitar doenças do cérebro, frequentar locais que proporcionam interação social e seguir uma alimentação balanceada.
Vivenciar a velhice é conviver com modi- ficações corporais ocorridas no processo de envelhecer como: o aparecimento de rugas, os cabelos brancos, a diminuição da elasticidade da pele, a perda dos dentes, as modificações no esqueleto que por sua vez implicam pro- blemas musculares e encurtamento postural, os problemas ...
O aspecto social representa tudo aquilo que acontece no campo social ou na sociedade. Nesta direção, podemos compreender que as características e mudanças na sociedade contribuem para a formação de aspectos sociais.
No envelhecimento ocorre aumento da gordura corporal e a perda da massa magra é progressiva. Diversas funções orgânicas são modificadas com a diminuição da massa magra como função pulmonar, diminuição da imunidade, perda da independência relacionada à perda da força motora.
Envelhecimento extrínseco da pele: é aquele provocado pela exposição ao sol e a outros fatores ambientais como: o estilo de vida (exercício físico, alimentação) e o estresse fisiológico e físico. Um dos agentes mais importantes é a radiação solar ultravioleta.
As rugas se dividem em: Primárias: É uma depressão linear que interrompe a uniformidade da superfície cutânea por diminuição da camada hipodérmica ou por atrofia dérmica. Secundárias: São continuações das rugas da primeira fase.