A diferença entre o DNA mitocondrial e o nuclear é a abundância com que aquele é encontrado nas células. Localizado nas diversas mitocôndrias que cada célula possui, pode chegar a 5.
Sabe-se que a maior parte do DNA dos eucariotes está presente no núcleo das células e, em menor quantidade, em organelas como as mitocôndrias e os cloroplastos.
Os métodos de transformação abrem novas fronteiras para o melhoramento de plantas, uma vez que, permitem a redução no tempo de obtenção de variedades com novas características, bem como a transferência de características de interesse entre espécies que, em geral, são sexualmente incompatíveis.
Uma hipótese óbvia indicava que quanto mais DNA um organismo possui no núcleo, mais complexo ele deveria ser. ... Ficou conhecido então como paradoxo do valor-C (C-value) esta inexistência de uma relação direta entre a quantidade de DNA contido no núcleo celular e a complexidade do organismo.
A biolística, também chamado de biobalística, é um método de transferência direta de genes em uma célula, com o objetivo de criação de organismos transgênicos. É o método de transferência direta mais usado para transformar células vegetais.