Compreendendo a Arte como uma área de conhecimento que reúne diversas formas de expressão, com um amplo patrimônio material e simbólico da humanidade, a Arte é fundamental para nossa memória e identidade, tanto ao nível individual, de se reconhecer como portador de uma história capaz de criar, se expressar e se colocar ...
A arte na rua, por exemplo, com grafiteiros que pintam os muros cinzas da cidade, assim como as apresentações de performances de rua, são exemplos de arte acessíveis a população que podemos encontrar no nosso dia a dia.
A arte pode ser encontrada em todos os lugares, dependendo do ponto de vista de cada um. Como por exemplo, quando acordamos em casa, os móveis que ali se encontram foram arquitetados e modelados, nossos objetos também. Quando saímos nas ruas, há a presença de arte nos muros, como os grafites urbanos... etc.
A arte nos dá um entendimento de mundo mais amplo, ela é um meio de comunicação entre as pessoas e os povos, ela nos dá subsídios para compreender melhor a vida e nos proporciona a união da nossa racionalidade com a nossa emoção e a nossa atividade corporal do divino.
A arte tem um papel importante na sociedade como forma de ressignificar e reciclar objetos que seriam descartados, reduzindo assim o acúmulo de lixo que temos no nosso planeta. O artesanato é a forma mais comum de transformar e criar com resíduos descartados.
Arte Contemporânea é uma tendência artística que nasceu na segunda metade do século XX, após a Segunda Guerra Mundial. Também conhecida como Arte Pós-Moderna, essa tendência teve início, sobretudo, com o advento da Pop Art e do minimalismo.