A contenção ortodôntica fixa superior consiste em um fio metálico colado por trás dos dentes ântero-superiores. Muito parecida com a usada normalmente na arcada inferior. A diferença principal é que normalmente não há muito espaço disponível para a inserção da contenção na face lingual dos dentes superiores.
Ela pode ser confeccionada através de um modelo de gesso ou diretamente no palato do paciente. Geralmente, é confeccionada logo no início do tratamento. A barra transpalatina é um acessório de muita ajuda para o tratamento ortodôntico que contribui para a não movimentação de alguns dentes, como explica Marcos.
O Botão palatino de Nance é um aparelho ortodôntico fixo de ancoragem dento-muco suportada, utilizado como mantenedor de espaço, sendo indicado para as perdas múltiplas e bilaterais de molares decíduos superiores, e como mecanismo de ancoragem intrabucal em diversos procedimentos durante o tratamento ortodôntico, tais ...
Os botões linguais são um elemento fundamental nos tratamentos de ortodontia para aqueles casos clínicos de pacientes em que é necessário acelerar os movimentos de rotação dos dentes ou descruzar a mordida.
Em média, as contenções móveis costumam ser usadas por um ano. Já os modelos fixos têm um período de uso indeterminado. Atualmente, é comum que os dentistas recomendem a contenção fixa pelo maior tempo possível, realizando apenas trocas e não a remoção completa.
Geralmente, o tratamento ortodôntico pode levar entre 6 e 24 meses. Vale ressaltar, porém, que a duração do processo depende de uma série de fatores, variando de pessoa para pessoa.
O desgaste pode estar indicado para conseguir pequenos espaços para alinhar os dentes tortos, ou para ter uma pequena retração de dentes (movimentá-los para trás), ou ainda para melhorar a anatomia (formato) do dente, por exemplo dentes em forma de leque e evitar espaços triangulares entre os dentes próximo da gengiva ...
Alexandre garante que não há motivos para se preocupar. “Apesar de ficarem moles por algum tempo, após a ativação do aparelho ortodôntico os dentes voltam ao normal. Essa mobilidade pode durar alguns dias ou até a próxima consulta.
A maioria dos casos de estalos, portanto, é por consequência de algum tipo de deslocamento de disco articular da Articulação Temporomandibular. Isso pode acontecer após um trauma, acidente ou como consequência de uma “frouxidão ligamentar”, quando os pacientes têm ligamentos mais flexíveis que o normal.
Para aliviar os sintomas, pode-se aplicar gelo no local, tomar remédios analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares, usar uma placa de proteção dentária e preferir alimentos mais suaves durante o período em que sentir o maxilar estalando.
ATM: cure os incômodos dessa articulação com 5 exercícios para a mandíbula
Como surge a periodontite Após anos de gengiva inflamada (resultado da gengivite), os danos se estendem para o periodonto, tecido que fica entre os dentes e a mandíbula. Com isso, o dente vai perdendo o suporte e uma hora cai.
Periodontite. Essa é a principal causa de perda de dentes. A doença periodontal é uma infecção bacteriana crônica que atinge as gengivas e os ossos que sustentam os dentes. À medida que ela avança, destrói o tecido e o osso da gengiva e, com isso, os dentes ficam soltos.