O diagnóstico da insuficiência cardíaca é clínico, através da história contada pelo paciente de intolerância aos esforços, falta de ar ao deitar e inchaço nos membros inferiores ou abdome, aliado aos achados do exame físico de acúmulo de sangue nos pulmões e no organismo como um todo.
Exames indicados de rotina: Hemograma completo, função renal e eletrólitos, gasometria arterial, lactato, marcadores de necrose miocárdica (troponina, CK-MB), peptídeo natriurético tipo-B e/ou N-terminal proBNP, proteína C-reativa, eletrocardiograma, radiografia de tórax e ecocardiograma.
Turgencia jugular ocorre principalmente quando o paciente apresenta congestão sistêmica na insuficiência cardíaca . Este sinal também pode ocorrer em outras patologias e com alguns outros significados .
Através, do exame físico é possível medir a altura da TJ e correlacioná-la com as medidas de pressão venosa central (PVC). Atualmente o método das duas réguas é preferencialmente utilizado, o qual possui algumas limitações relacionadas à técnica de aferição.
Significado de Turgescência substantivo feminino Condição de turgescente ou intumescente, do que se dilata, aumenta de volume, cresce; dilatação, intumescência, inchação. [Biologia] Processo de absorção de água pelo qual passa uma célula (tecido ou órgão) que a torna intumescida, com o aumento da pressão interna.